Título: MC COLIBRI É PRESO ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS
Autor: Camilo Coelho
Fonte: O Globo, 25/05/2006, Rio, p. 21
Em conversas gravadas, funkeiro mostrava intimidade com bandido; polícia encontrou cocaína na casa do artista
O funkeiro Pedro Jorge Lopes, o MC Colibri, foi preso, terça-feira à noite, acusado de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Policiais do Serviço de Repressão à Entorpecentes de Niterói interceptaram uma conversa do cantor com o traficante José Renato da Silva, o Batata, de Senador Camará, durante uma investigação sobre a ligação de traficantes da favela Vila Ipiranga com bandidos do Rio.
Sucesso com a música "Quer Bolete?", o MC Colibri foi preso em casa, em Gardênia Azul. Com o artista, os policiais encontraram ainda três papelotes de cocaína. Os dois carros de Colibri - um Honda Civic e uma Mitsubishi Pajero - também foram levados para a delegacia, porque o delegado Luiz Marcelo Xavier quer saber se a renda do cantor é compatível com o valor dos automóveis apreendidos.
De acordo com a polícia, em uma das ligações interceptadas, o cantor de funk mostrou ter intimidade com o traficante de Senador Camará. "Usei teu cordão outro dia no show. Depois passei lá na boca" disse o MC Colibri num dos trechos da conversa com o bandido.
Apresentação nos Estados Unidos marcada para junho
Os policiais que investigaram o MC descobriram uma comunidade no site de relacionamentos Orkut que vincula a imagem do cantor a uma facção criminosa.
- O dono da comunidade é um rapaz, de 16 anos, que foi detido. Ele disse que foi influenciado pelas músicas do MC Colibri. É um aviso para todos que cantam esse tipo de música - disse o delegado.
A juíza da 5ª Vara de Niterói decretou a prisão temporária de Colibri por 30 dias. Em 2002, o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi condenado a seis anos de prisão, após aparecer em ligações telefônicas negociando armas e drogas com o traficante Valdir Ferreira.
O novo empresário do MC, Cristiano Girão, esteve na delegacia ontem. Ex-assessor da Secretaria de Governo, ele disse que os advogados de Colibri já estão atuando para tirá-lo da cadeia.
- É uma surpresa para mim. Sei que ele canta, não que use droga ou tenha envolvimento com o tráfico - afirmou Cristiano.
O empresário disse que trabalha com o cantor há um ano e explicou que o MC estava com a agenda de shows lotada. No dia 6 de junho, ele tem uma apresentação marcada em Boston, nos Estados Unidos.
De olho no sucesso que MC Colibri fazia nos bailes promovidos pelo tráfico em favelas situadas na Zona Oeste, o tenente-coronel bombeiro Walter dos Santos Paraíso, também foi empresário do cantor de funk. O oficial foi preso, no ano passado, com munição para fuzil e pistola, em Foz do Iguaçu.
Gravação comprometedora entre bombeiro e bandido
O bombeiro conheceu MC Colibri em bailes que ambos freqüentavam, na Favela Taquaral, também em Senador Camará. Os dois seriam ligados ao traficante Batata.
Uma das escutas telefônicas mostrou que Walter falava com um homem sobre Batata, que estaria insatisfeito com o MC. Na gravação telefônica, o oficial bombeiro chega a se referir ao traficante Batata como filho.
* do Extra