Título: AÉCIO HOJE SERIA REELEITO NO PRIMEIRO TURNO EM MINAS
Autor: Carter Anderson
Fonte: O Globo, 26/05/2006, O País, p. 3

Tucano tem até 72% das intenções de voto e seu governo é ótimo ou bom para 68% dos eleitores

Se a eleição em Minas Gerais fosse hoje, o governador Aécio Neves (PSDB) estaria reeleito. É o que mostra pesquisa Datafolha/TV Globo realizada entre 23 e 24 de maio. O governador tem hoje de 70% a 72% das intenções de voto, dependendo do cenário apresentado aos 1.236 eleitores ouvidos. Aécio tem apenas 7% de rejeição e, após três anos e cinco meses no cargo, seu governo é considerado ótimo ou bom por 68% pelos entrevistados.

Numa lista com os candidatos Tarcísio Delgado (PMDB) e Jorge Periquito (PRONA), Aécio tem 72% das intenções de voto, seguido do petista Nilmário Miranda, com 6%. Em terceiro e quarto lugares aparecem, respectivamente, Delgado, com 3%, e Rosane Cordeiro (PCO), com 2%. Periquito não pontua.

Se o candidato do Prona for Fábio Magalhães, este teria 1% dos votos e Aécio venceria com 70%. Nesta lista, Nilmário surge em segundo, com 7%; Delgado com os mesmos 3% e Rosane Cordeiro, também com 3%. Aécio teria 72% das intenções de voto nos dois cenários em que aparecem a candidata Maria Lúcia Cardoso, do PMDB, cada um deles com um candidato diferente do Prona. Ela teria 2% numa das simulações e 1% na outra.

Na pesquisa espontânea, o governador tem 29% das intenções de voto. O ex-presidente Itamar Franco e Nilmário Miranda são citados espontaneamente por apenas 1% dos eleitores.

A pré-candidata do PMDB, Maria Lúcia Cardoso, mulher do ex-governador Newton Cardoso, tem o maior índice de rejeição: 19%. Segundo o Datafolha, o petista está em segundo lugar nesse item, empatado com Periquito (Prona), com 18% de rejeição. O peemedebista Tarcísio Delgado é rejeitado por 15% dos eleitores, enquanto Fábio Magalhães (Prona) e Rosane Cordeiro (PCO), por 13%. Guilherme Dupont, do PV, tem 12% de rejeição. Só em último lugar aparece o governador Aécio, com 7% de rejeição.

A avaliação do governo de Aécio Neves explica o seu favoritismo na pesquisa. No levantamento feito em dezembro de 2003 pela Datafolha, um ano após o início do governo, ele era considerado ótimo ou bom para 60% dos eleitores. Do total, 25% responderam que o governo era regular; 10% disseram que era ruim ou péssimo e 5% afirmaram não saber avaliar.

Na pesquisa atual, após três anos e cinco meses de gestão, 68% dos eleitores consideram o governo do tucano ótimo ou bom. Para 22% dos eleitores ouvidos, a administração de Aécio Neves é regular; 6% acham que é ruim ou péssima e 3% responderam que não sabem.

O Datafolha/TV Globo também ouviu os eleitores sobre a administração do prefeito Fernando Pimentel (PT). Para 64% deles, o governo do petista é ótimo ou bom, enquanto 21% o avaliam como regular e 8% dizem que é ruim ou péssimo.

Registrada no TRE sob o número 27739/2006, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.