Título: FORÇA AÉREA CLANDESTINA TERIA 45 AERONAVES
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 26/05/2006, O Mundo, p. 27

Guerrilha, traficantes e paramilitares supervisionam plantações de coca pelo ar

BOGOTÁ. Os negócios vão tão bem que Negro Acácio, o chefe guerrilheiro encarregado do setor de narcotráfico das Farc, e o paramilitar Jorge 40, responsável pela mesma área dentro das AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), supervisionam as plantações de coca que controlam a bordo de avionetas e helicópteros próprios. Guerrilha, paramilitares e quadrilhas de narcotraficantes civis teriam hoje uma frota de 45 aviões e helicópteros, segundo estimativas do Exército. Quase metade dos aparelhos (20) está em mãos das Farc. Os primeiros foram adquiridos dos cartéis de Cáli e Medellín, quando os seus chefões foram presos, e os demais vêm sendo trocados por folhas e pasta de coca - a matéria bruta para a produção de cocaína. Os aviões estão registrados legalmente em nome de terceiros, operam em pistas clandestinas e são comandados por pilotos civis e ex-militares contratados pelas quadrilhas. Além de servirem para o controle da produção, os aparelhos são utilizados em transporte de armas, drogas e produtos químicos usados nos laboratórios de produção montados na selva.

- As Farc contam com pelo menos dois helicópteros que servem como ambulâncias, equipados com medicamentos e aparelhos de primeiros-socorros, para levar feridos em combate para tratamento em seus acampamentos - disse ao GLOBO um agente da brigada antinarcóticos do Exército.

Os cartéis da droga no Vale de Cauca também contam com esses meios de locomoção. Segundo as investigações, um dos chefões - Diego Montoya - possui uma aeronave para 14 passageiros. Alguns aparelhos foram retirados de circulação no processo de desmobilização dos paramilitares, que vêm negociando a paz com o governo. Ao entregar fuzis, foguetes e outras armas ao governo, em dezembro passado, o Bloco Central Bolivar também apresentou dois helicópteros Bell 212. (J.M.P.)