Título: A FARDA SUMIU DO VARAL
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O País, p. 3

Famílias de policiais ainda enfrentam medo de ataques

SÃO PAULO. ¿Se metralharem a casa, você não se levanta. Rola para debaixo da cama¿. O conselho foi dado pelo marido de X., um oficial da Tropa de Choque da Polícia Militar após os ataques da facção criminosa.

¿ Foi terrível, a coisa mais surreal que eu já ouvi. Fiz uma barricada de móveis na entrada da garagem. Ficamos com medo.

O marido, policial há 20 anos, passou a andar na rua armado e a sair de casa sem o uniforme. A farda não aparece no varal. Agora, é atenção total.

¿ Meu filho tem 8 anos e estuda em um colégio militar. Ficou uma semana sem ir à aula. Embora a gente não dissesse o que aconteceu, ele sentia a tensão da casa.

O oficial do Choque mora com a família em São Mateus, bairro humilde da Zona Leste. O casal está junto há 20 anos, desde que ele fez escola de polícia, aos 17 anos.

¿ Fomos a um almoço de amigos, todos policiais, e está todo mundo com medo. A gente brincava que era um alvo fácil dos bandidos, mas a cada momento alguém ia ver se estava tudo bem com a câmera do portão.

A família decidiu apressar a mudança para um apartamento, mais seguro.

Com 25 anos, outro policial da Zona Leste conta que está com problemas com a família da namorada.

¿ A minha sogra diz para eu sair da polícia, que eles arrumam um emprego para mim. Na minha casa, todo mundo é da polícia, eu não vou sair ¿ afirma o rapaz.

Um delegado da periferia também reclama da aflição da família:

¿ A minha irmã me ligou três vezes no dia dos ataques. Na quarta, eu fiquei bravo. Agora, ela não fala comigo há uma semana.

Lucy Lima Santos, da Associação dos Policiais Civis, avalia que os policiais ainda estão sob ameaça. As viaturas só saem a campo em duplas.

¿ A ameaça é constante ¿ afirma Lucy.