Título: MINHA PARTE DE ELITE BRANCA EU FAÇO, MAS O ESTADO NÃO RETRIBUI¿
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O País, p. 8

O senhor se considera parte da minoria branca citada pelo governador Cláudio Lembo?

OTÁVIO AUGUSTO ROSSI VIEIRA: Sou da elite branca, sim. Ganho bem, moro bem, no Jardim Europa, e pago uma alíquota de 27,5% de Imposto de Renda sobre tudo o que ganho. E o Estado não me dá em troca o que eu preciso. Não me dá segurança.

O senhor se considera culpado pelos ataques que aconteceram em São Paulo, como acusou o governador?

ROSSI VIEIRA: Culpar a elite branca, as pessoas que estão fazendo alguma coisa... Eu emprego uma pessoa negra na minha casa, analfabeta, pago a ela dois salários-mínimos e é na minha casa que ela está aprendendo a ler e a escrever. Ela também paga impostos. E também não tem segurança.

No ano passado mandei uma denúncia ao procurador-geral de Justiça de São Paulo sobre a Cadeia Pública de Cotia. Fui visitar um cliente e dois homens se postaram ao nosso lado. Disseram que eram faxinas e estavam ali para ouvir o teor da conversa. Nas paredes havia pichações de duas facções criminosas. E havia uma clara interferência dessas facções no trabalho dos advogados dentro daquela cadeia. Eu denunciei. A Procuradoria nunca quis me ouvir ou fez alguma coisa. Então, como ele pode dizer que a minoria branca não faz nada?

O senhor se sentiu ofendido com o que disse o governador?

ROSSI VIEIRA: Eu me senti muito mal. Tenho uma filha de 2 anos que não pode sair à rua pois pode ser seqüestrada. Eu me senti ofendido! Pago meus impostos para ser defendido e não posso admitir que um governador do nível de Lembo fale uma coisa dessas.

De quem é a culpa?

ROSSI VIEIRA:Talvez não haja um culpado só. Não sei para onde vai o dinheiro que a gente paga de impostos, sei que não há recursos. Tem carcereiro ganhando R$580. Se eu ganhasse isso, minha filha pedisse leite e uma facção criminosa me oferecesse casa, comida, dinheiro, não sei se eu não levaria cocaína e celular para a cadeia. Haja ética! E não vejo as pessoas revendo conceitos após o que aconteceu. Minha parte de elite branca eu faço, mas o que adianta se nada acontece?