Título: BICUDO VÊ POLICIAIS POR TRÁS DE EXECUÇÕES
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O País, p. 12

Ex-vice-prefeito critica governo por reter lista de mortos

SÃO PAULO. Na década de 70, o então promotor de Justiça Hélio Bicudo denunciou policiais que, a pretexto de reduzir a criminalidade na periferia, começaram a assassinar suspeitos. O grupo ficou conhecido como Esquadrão da Morte. A reação da polícia paulista aos ataques de uma facção criminosa e o registro de chacinas em que muitas das vítimas foram baleadas na cabeça e no tórax por homens usando tocas ninjas levaram Bicudo a apontar o dedo de policiais nas ações.

¿ O Esquadrão da Morte, como organização, desapareceu nos anos 70, mas desde então a polícia assumiu a posição do esquadrão ¿ disse.

Ele reforçou seus argumentos com a publicação da foto em que dois homens aparecem vestindo camisetas alusivas ao esquadrão:

¿ As camisetas nada mais são do que a confirmação do que eu já dizia.

Para Bicudo, ocultar lista de mortos é confissão de culpa

Bicudo avalia que ¿a sociedade aplaude a ação excessiva da polícia, a não ser nos casos em que ela é vítima dessa violência¿.

O ex-vice-prefeito de São Paulo criticou o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, por tentar evitar a divulgação da lista com o nome dos suspeitos mortos pela polícia.

¿ Esse fato assemelha-se aos tempos da ditadura e ao Carandiru ¿ analisou.

Para ele, a relutância em tornar públicos os nomes dos mortos significa uma confissão de culpa.

¿ Não só as famílias têm direito de saber como a sociedade também tem ¿ afirmou. ¿ Infelizmente, há uma atitude do governo de deixar as coisas como estão e ponto final.

Bicudo também disse que a Justiça é responsável pela impunidade, uma vez que o julgamento de um processo chega a demorar dez anos.

¿ O caso do Carandiru, no qual o coronel Ubiratan, responsável pela invasão do presídio em 1992, foi absolvido agora, é uma vergonha para o Judiciário.