Título: NA REFORMA DO ALVORADA, ESTRELA DO PT VIRA MAPA
Autor: Sérgio Marques
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O País, p. 16

Palácio é aberto a visitação pública e turistas brincam com episódios da crise política

BRASÍLIA. Aberto para visitas depois da recente reforma, o Palácio da Alvorada virou alvo da curiosidade e das piadas de quem quer conhecer de perto a residência oficial do presidente da República. Na última quarta-feira, quando os portões do Alvorada se abriram para receber grupos de turistas, o passeio ¿ uma aula de arquitetura ¿ foi animado por comentários bem-humorados sobre os episódios da crise política que atingiu o PT.

Antes de todos entrarem, um funcionário da Presidência avisa: bolsas e sacolas não são permitidas. Em tempos de malas de dólares, o veto da segurança vira motivo de brincadeira.

¿ Tem algum perigo levar minha bolsa lá para dentro? ¿ perguntou um turista de Lorena, São Paulo.

A visita acontece todas as quarta-feiras a partir das 15h, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já saiu para o Palácio do Planalto. O GLOBO fez uma dessas visitas. O acesso ao Alvorada é limitado. Boa parte dos ambientes é vista por grandes janelas. Atualmente, a entrada na capela anexa ao palácio também não é permitida. A restauração do ambiente, cujas paredes são revestidas de madeira folheada a ouro, ainda não acabou.

Nos fundos do palácio, onde ficam a piscina, o campo de futebol, as churrasqueiras e a lagoa, os comentários ferveram:

¿ Então foi daqui (referindo-se ao teto da churrasqueira) que netos do presidente se atiravam com os amiguinhos? ¿ perguntou um senhor.

Outra turista quis saber da estrela do PT que ficava no vasto gramado do jardim. Para se livrar do constrangimento, o funcionário desconversou:

¿ Vocês já viram o programa ¿Casseta e Planeta¿? Pois é. Não estou aqui, nada vi, não sei de nada ¿ disse, para a gargalhada do grupo.

No lugar da estrela do PT foi cultivado um jardim no formato do mapa do Brasil. Depois de visitar os salões de estudo, o salão nobre, a sala de almoço, a sala de música e o mezanino, o grupo é convidado a ir para o ônibus. Do lado de fora, recebe sacola com cartões e folhetos do palácio.

¿ Sacola? Não seria uma mala? ¿ brincou um turista.