Título: ESQUERDA MODERADA GANHA ESPAÇO NO CENÁRIO POLÍTICO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O Mundo, p. 45

Provável segundo colocado, Gaviria diz que seu objetivo é fortalecer Pólo Democrático Alternativo

BOGOTÁ. Carlos Gaviria aventurou-se a candidatar-se à Presidência da República sabendo que perderia. Seu objetivo, na verdade, era iniciar um trabalho de médio a longo prazo: consolidar a presença da esquerda no cenário político da Colômbia depois de mais de um século em que o país pendia entre os partidos Liberal e Conservador.

As pesquisas de opinião indicam que Gaviria ¿ de tendência moderada ¿ já conseguiu, pelo menos, fixar os esquerdistas no cenário político colombiano, reunindo-os sob a legenda do recentemente formado Pólo Democrático Alternativo.

¿ Eu trago uma proposta terapêutica para um país cativado pelas propostas do doutor (Alvaro) Uribe. Era hora de mostrar às pessoas como é a realidade, como ela é distinta do mundo virtual que ele construiu tratando de convencer os colombianos de que vivem nele ¿ disse o candidato.

Ao que tudo indica, Horacio Serpa, um professor afável, político profissional há décadas e que se candidata pela terceira vez à Presidência da Colômbia, pelo Partido Liberal, ficará num distante terceiro lugar, segundo as últimas pesquisas.

Em 1998, ele eletrizou a disputa eleitoral, sendo derrotado por uma pequena margem de votos por Andrés Pastrana, no segundo turno.

Em 2002, Serpa surgiu na campanha eleitoral como candidato favorito.

Mas em cima da hora cometeu um erro fatal: montou uma plataforma em cima de uma negociação de paz com a guerrilha, quando os colombianos estavam ansiosos para eleger um presidente que finalmente declarasse uma guerra aberta aos rebeldes.

O resultado de hoje, se for como as pesquisas indicam, seria uma pá de cal no enterro do Partido Liberal, pelo menos nos seus moldes tradicionais ¿ como já aconteceu com o Partido Conservador que, desta vez, não se animou sequer a apresentar um candidato.

Gaviria, tido como a grande surpresa ¿ ou, mais precisamente, como a única novidade no cenário político colombiano ¿ aposta na transformação do Pólo Democrático ¿numa opção séria de poder¿:

¿ Nossa política está tão atrasada, que muitas causas que são tipicamente liberais precisam ser defendidas pela esquerda. As propostas de Alvaro Uribe são retardatárias: na verdade, elas nos situam no século XVIII. A reeleição dele fará com que tenhamos de lutar por conquistas que já havíamos consolidado ¿ afirmou Gaviria. (José Meirelles Passos)