Título: TERREMOTO NA INDONÉSIA DEIXA 2.800 MORTOS
Autor:
Fonte: O Globo, 28/05/2006, O Mundo, p. 47

Número de vítimas pode aumentar porque não se sabe quantas pessoas estão soterradas sob edificações destruídas

JACARTA. O governo da Indonésia informou que subiu para 2.800 o número de mortos pelo forte terremoto que devastou na manhã de ontem a antiga capital real do país, Yogyakarta, situada a 440 quilômetros a sudeste da capital Jacarta. Há cerca de três mil feridos.

¿ São 2.800 mortos e o número continua subindo porque a desocupação ainda está em andamento ¿ informou Arifin Muhadi, chefe da divisão de desastres da Cruz Vermelha, lembrando que não há como avaliar ainda o total de pessoas que estão soterradas sob as centenas de edifícios e casas destruídos pelo terremoto.

A região mais afetada foi o sul da cidade, onde todos os prédios ao longo da principal rodovia foram destruídos.

Presidente ordena que Exército ajude no socorro

Os médicos trabalham sem parar para atender aos feridos, incluindo centenas de pessoas recostadas sobre pedaços de plástico, tapetes e até jornais, diante de hospitais lotados. Há pacientes tomando soro cujos tubos ficam pendurados em árvores, por falta de macas. O presidente Susilo Bambang Yudhoyono ordenou que o Exército ajude a transportar as vítimas.

Brook Ross, coordenador de desastres da ONG Pan International, contou que viveu uma experiência horrível.

¿ O terremoto foi tão violento que provavelmente é o mais forte que as pessoas que vivem nessa região já sofreram. Fui jogado fora da minha cama, toda a mobília caiu na minha cabeça, pedaços de concreto começaram a cair do meu prédio e então me juntei às pessoas que saíram em pânico correndo pelas ruas.

Yogyakarta fica na zona central de Java, a principal ilha da Indonésia, e está situada próxima do Monte Merapi, um vulcão que esteve sob alerta máximo este mês, período em que Java foi abalada por dezenas de pequenos sismos.

Em Yogyakarta, um integrante do Centro de Investigação Vulcanológica do Departamento de Tecnologia de Jacarta explicou que o terremoto não foi causado pelo vulcão, mas disse que a atividade do Merapi aumentou bastante após o tremor:

¿ Depois do terremoto havia nuvens saindo da cratera.

O tremor, registrado pouco antes das 6h de sábado (horário local), teve magnitude de 6,2, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Em 26 de dezembro de 2004 um terremoto submarino na costa de Sumatra provocou a maior tsunami de que se tem conhecimento e deixou cerca de 300 mil mortos na região, que concentra intensa atividade sísmica.

No Vaticano, o Papa Bento XVI disse que está rezando pelas vítimas da tragédia.