Título: BRASIL ATINGE AUTO-SUFICIÊNCIA COM RECORDE NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 27/05/2006, Economia, p. 34

Petrobras chegou ao patamar de extração de 1,87 milhão de barris diários

RIO e SALVADOR. O Brasil finalmente atingiu a auto-suficiência na produção de petróleo. Na última quinta-feira, a Petrobras bateu novo recorde histórico com a produção de 1,87 milhão de barris diários, contra um consumo estimado na faixa de 1,83 milhão de barris diários. O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse ontem ao GLOBO que o país já está produzindo acima de sua demanda. Estrella destacou que a auto-suficiência será mantida com o aumento gradual da produção da plataforma P-50 na Bacia de Campos.

- Não temos o volume exato do consumo dos últimos dias, mas acredito que atingimos a auto-suficiência, sim - disse Estrella.

P-50 deverá produzir até 180 mil barris por dia

A P-50 entrou em operação no último dia 21 de abril, em meio ao clima de comemoração do governo federal, porque garantiria a obtenção da auto-suficiência de forma sustentada. Com capacidade para produzir 180 mil barris por dia, a P-50 já está produzindo cerca de 75 mil barris diários.

O diretor Guilherme Estrella lembrou que a estimativa é que o consumo médio de combustíveis no país, em 2006, fique em torno de 1,83 milhão de barris por dia. Enquanto isso, a produção média no ano da Petrobras será de 1,91 milhão de barris diários.

Em Salvador, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, descartou que a estatal esteja na iminência de perder mercado na Bolívia para a PDVSA, a petrolífera da Venezuela. Ele considerou legítima a iniciativa dos venezuelanos de quererem atuar no mercado de gás boliviano, mas garantiu que é muito difícil que ela substitua as ações da Petrobras no país. E lembrou que o Brasil é um mercado estratégico para o gás boliviano.

- O principal destino do gás da Bolívia é o mercado brasileiro. Não sei como a PDVSA poderia substituir a Petrobras. Não conheço os contratos dela, mas duvido muito que isso ocorra- disse ele ao participar da assinatura de um convênio na Universidade Federal da Bahia, que prevê a atuação da instituição em Redes Temáticas de Pesquisa e no Núcleo Regional de Competência, nos segmentos de petróleo, gás e energia.

ANP suspende projeto de ampliação do Gasbol

Com a desistência de Petrobras, Total e Repsol de ampliarem as compras de gás natural da Bolívia, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou ontem ter suspenso o processo que estava em andamento para aumentar a capacidade do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). O objetivo era ampliá-la em mais 36 milhões de metros cúbicos por dia.

COLABOROU Heliana Frazão