Título: DOIS EX-DEPUTADOS SERÃO DENUNCIADOS POR ENVOLVIMENTO
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 29/05/2006, O País, p. 3

Carlos Rodrigues e Ronivon Santiago estarão na lista com outros 43 participantes no esquema de fraudes

BRASÍLIA. O Ministério Público Federal no Mato Grosso está se preparando para denunciar, até sexta-feira, os ex-deputados Carlos Rodrigues e Ronivon Santiago por envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Na denúncia, que será apresentada à Justiça Federal, o procurador da República Mário Lúcio Avelar acusará ainda mais 43 pessoas por participação no esquema de fraudes, supostamente chefiado pelos empresários Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin.

Avelar e o também procurador da República Paulo Gomes Ferreira vão denunciar o Carlos Rodrigues (que era conhecido como Bispo Rodrigues), Ronivon Santiago, Darci Vedoin e os demais suspeitos por formação de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. A ex-assessora do ministro da Saúde Maria da Penha Lino, apontada como uma das principais representantes da organização dentro do governo, também faz parte da lista dos suspeitos a serem denunciados. Presa no início do mês, ela confessou os crimes e apontou a ligação de mais de 170 parlamentares com a organização.

Segundo a Polícia Federal, Maria da Penha fez as revelações interessada na delação premiada, oferecida a réus que se arrependem dos crimes cometidos e decidem colaborar com as investigações. Para o Ministério Público, a definição do grau de colaboração de Maria da Penha só se dará na fase processual, caso a Justiça acolha a denúncia. Pela lei, a palavra final sobre a redução da pena ou até mesmo perdão total é sempre do juiz encarregado de oficiar o processo.

Na lista dos supostos integrantes da organização criminosa, segundo o Ministério Público, estão os 55 acusados que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal do Mato Grosso. Mas outras pessoas, que ainda não tiveram os nomes divulgados, podem ser denunciadas também numa segunda denúncia.

¿ Se as coisas forem nesse ritmo, a investigação terá novos desdobramentos. Essa denúncia é a primeira leva (de suspeitos) ¿ disse Avelar.

Para concluir a denúncia, o Ministério Público está fazendo análises complementares do livro-caixa e de outros documentos apreendidos na sede da Planam, uma das empresas usadas nas supostas fraudes. Terça-feira, 48 dos 55 acusados que estavam presos foram soltos por ordem da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília. A decisão foi, logo em seguida, anulada pelo STF.