Título: JOSÉ JORGE: CLIMA VAI MELHORAR COM REUNIÃO
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/05/2006, O País, p. 4

Em visita a Pernambuco, pefelista afirma que tucano não tem como não crescer no estado

RECIFE. Em sua primeira visita a Pernambuco como pré candidato a vice-presidente na chapa liderada pelo tucano Geraldo Alckmin, o senador José Jorge (PFL-PE) afirmou que a primeira reunião do conselho político da campanha, esta semana, deve melhorar o clima de tensão entre PFL e PSDB. José Jorge pretendia fazer uma festa para Alckmin hoje, mas foi obrigado a desistir porque o principal líder político do estado, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), permanece de mãos atadas na sucessão presidencial, pois seu partido ainda não decidiu se terá candidato ou não.

Sobre as reclamações do PSDB nos estados, inclusive em Sergipe, onde o tucano Albano Franco acusa o PFL de ¿botar para quebrar em cima do PSDB¿, Jorge foi enfático:

¿ Nem vamos botar para quebrar nem vamos ceder. Nós vamos discutir cada caso e tentar uma situação consensual em cada estado. Cada um tem uma situação diferenciada. Cada caso é um caso ¿ disse ele.

Afirmando que não desacredita as pesquisas, José Jorge confessou que praticamente não há esperança de vitória de Alckmin no primeiro turno.

¿ É evidente que nosso objetivo é garantir espaço no primeiro turno. Nós sabemos que não vamos ganhar no primeiro turno. Vamos garantir a chegada no segundo e lá reuniremos todas as condições para vencer ¿ disse.

¿Já vi muita eleição aqui e nenhuma com essa diferença¿

O senador disse acreditar que ainda há bastante tempo para reverter os números e citou o caso de Pernambuco:

¿ Aqui a pesquisa aponta 50% para Lula e 12% para Alckmin. Já vi muita eleição aqui e nenhuma com essa diferença. Alckmin não tem como não crescer aqui ¿ afirmou.