Título: PSOL OFICIALIZA OPÇÃO POR CHAPA PURO-SANGUE
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/05/2006, O País, p. 4

Conferência decide que o economista César Benjamin, também do partido, será candidato a vice de Heloísa Helena

BRASÍLIA. O PSOL vai concorrer à Presidência da República com a senadora Heloísa Helena (AL) e o economista César Benjamin, do mesmo partido, como candidato à vice. Para garantir a chapa puro-sangue e ao mesmo tempo manter a frente de esquerda, o PSOL cederá a disputa de cargos importantes ao PSTU, que queria a indicação do presidente nacional do partido, Zé Maria, como vice da senadora. A decisão de apoiar os candidatos do PSTU ao Senado nos estados do Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul, e ao governo de Minas Gerais, foi aprovada ontem por 110 votos a 44 durante a conferência nacional do partido, que foi realizada no fim de semana em Brasília.

¿ Desde o início dissemos que não iríamos criar obstáculos, na escolha do vice, que impedisse a formação da frente de esquerda. Mas o PSTU e o PCB souberam compreender generosamente a importância da escolha do César na chapa e seguiremos juntos ¿ disse Heloísa Helena.

Muito choro e citação de salmo da Bíblia

Ao encerrar ontem o encontro, a candidata do PSOL, que chorou várias vezes durante a fala de seu vice, começou seu discurso citando o salmo da Bíblia que diz que quem semeia em lágrimas colhe em alegria. Heloísa Helena lembrou a infância pobre em Alagoas e o acesso que teve ao estudo e, depois, ao próprio Parlamento, formado em sua maioria por pessoas da elite.

¿ Estive no território da burguesia e não me vendi. Estive no Senado, toquei os tapetes supostamente sagrados, mas não perdi a vergonha na cara e o amor no coração. Todos sabem que vamos enfrentar esta elite peçonhenta e insensível, que nossos adversários têm dinheiro do capital financeiro e roubado, mas nossa tarefa é desmascarar a fraude política representada pelo PT e o PSDB ¿ disse a senadora, arrancado aplausos dos militantes do PSOL.

Para César Benjamin, os 7% de Heloísa Helena nas últimas pesquisas mostram que a população quer uma alternativa ao presidente Lula e a Geraldo Alckmin. Ele disse que Alckmin possui o apoio do poder econômico e da mídia e lembrou que o tucano tem a gestão bem avaliada em São Paulo ¿ que representa 25% do eleitorado brasileiro ¿ e está hoje com 20%. Para Benjamin, Heloísa vai crescer mais e poderá até polarizar com Lula.

¿ Nossa obrigação não é ganhar a eleição. É claro que queremos isso e vamos defender com clareza tudo o que acreditamos. Se a Heloísa Helena não for eleita, o povo pelo menos vai se lembrar que ela falou muita verdade. Nossa obrigação é qualificar a eleição ¿ disse Benjamin.

Programa aprovado traz pontos polêmicos

Os delegados do PSOL discutiram o financiamento das campanhas do partido e optaram pela contribuição cidadã, de pessoas físicas.

¿ As pessoas honestas, não corruptas, poderão contribuir ¿ disse Heloísa Helena.

O programa partidário, aprovado ontem pelo PSOL, traz vários pontos polêmicos na área política, como uma auditoria na dívida externa e o fim do pagamento dos juros relacionados a ela, a busca de apoio entre a massa de trabalhadores, os movimentos sociais e setores médios da sociedade brasileira e a defesa da reforma política.

A escolha dos candidatos ainda terá que ser homologada em convenção nacional do partido no mês que vem. Por determinação da Justiça Eleitoral, todos os partidos têm que realizar suas convenções no período entre 10 e 30 de junho.