Título: OPOSIÇÃO DENUNCIA PLANEJAMENTO DE FRAUDE ELEITORAL
Autor: José Meirelles
Fonte: O Globo, 29/05/2006, O Mundo, p. 18

Suspeitas foram levadas à Missão de Observação Eleitoral por candidatos

BOGOTÁ. Vinte e quatro horas antes do início da votação, Cesar Gaviria e Horacio Serpa, os dois principais opositores do presidente Álvaro Uribe denunciaram uma conspiração contra as suas candidaturas: estava sendo planejada uma fraude, afirmaram ambos.

A denúncia foi feita à Missão de Observação Eleitoral, composta de 1.300 estrangeiros ¿ entre eles representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Européia (UE) ¿ e mais 1.300 colombianos. Alejandra Barrios, coordenadora do grupo, anotou a queixa e disse que os observadores também estavam preocupados com a falta de transparência do processo.

Ela tinha dois bons motivos para isso. Por um lado, uma auditoria sobre a eleição que renovou o Congresso, em março passado, revelara uma grave irregularidade: uma análise de 289 mesas em que 80% dos eleitores votaram revelou 18.800 votos à mais do que o número de votantes.

Por outro lado, a própria responsável pela lisura do processo eleitoral, Almabeatriz Rengifo, chefe da Registradoria Nacional do Estado Civil, disse que havia sido descoberto um grande fator de risco:

¿ Temos provas de que há pessoas que têm vários documentos de identidade e poderiam votar várias vezes. Por isso nesta eleição vamos usar uma tinta indelével para manchar o dedo indicador de cada um que depositar o seu voto ¿ disse ela, garantindo que esse sistema poderia acabar ou, no mínimo, reduzir muito a probabilidade de fraudes.

No entanto, o grupo de observadores ¿ fiscais independentes ¿ antecipou que pouco poderia fazer, já que a sua capacidade de vigiar era reduzida. Afinal, o grupo conta com gente suficiente para trabalhar apenas em 25 cidades colombianas. Não havia sequer garantias de segurança para os fiscais nas áreas mais complicadas, como nos estados de Guaviare, Putumayo, Antióquia, Chocó e Huila.

Na região, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos vêm registrando denúncias de intimidações feitas pelos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), pressionando os eleitores a permanecer em suas casas. (J.M.P.)