Título: NÚMERO DE MORTOS EM TREMOR CHEGA A 4.600
Autor:
Fonte: O Globo, 29/05/2006, O Mundo, p. 19

Mais de 20 mil pessoas ficaram feridas e 200 mil estão desabrigadas. Indonésia decreta estado de emergência

JACARTA, Indonésia. O número de mortos no terremoto de magnitude 6,3 que devastou no sábado parte da Ilha de Java, na Indonésia, chegou ontem a 4.600. Segundo as autoridades, mais de 20 mil pessoas ficaram feridas e estima-se que 200 mil estão desabrigadas. O governo decretou estado de emergência.

A busca desesperada por possíveis sobreviventes entre as ruínas prosseguiu ao longo de todo o dia de ontem. Soldados, equipes de resgate e voluntários usavam as próprias mãos para escavar entre os escombros nas cidades de Yogyakarta e Bantul, as duas mais afetadas pelo tremor.

Em razão do elevado número de desaparecidos, acredita-se que ainda haja muitas pessoas sob os escombros, mas à medida que o tempo passa as esperanças de encontrar alguém com vida diminuem. O odor de corpos em decomposição já começa a se espalhar pela região.

¿ Uma das minhas filhas ficou soterrada, mas conseguimos resgatá-la ¿ contou um fazendeiro de Bantul. ¿ Mas não conseguimos salvar minha outra filha. Foi horrível.

Patrimônio da Humanidade pode estar destruído

Hospitais improvisaram ambulatórios nas áreas mais atingidas para atender aos milhares de feridos. A maioria das vítimas passou a noite ao ar livre, em barracas de campanha. Agências humanitárias trabalham para levar alimentos e medicamentos aos desabrigados.

¿ Os pacientes estão sendo atendidos nas ruas ¿ afirmou Malcolm Johnston, da Federação Internacional da Cruz Vermelha. ¿ Onde dá para pendurar um soro, tem um.

O governo informou que o estado de emergência deve se estender por três meses e que a reconstrução completa das áreas atingidas levará um ano.

O tremor foi o terceiro grande desastre registrado no país nos últimos 18 meses, depois da tsunami de 26 de dezembro de 2004, na qual morreram 168 mil indonésios; e de um outro terremoto, em março de 2005, que matou 600 pessoas. A Indonésia se encontra no chamado cinturão de fogo do Pacífico, ponto de encontro de placas tectônicas continentais, o que causa uma forte atividade sísmica e vulcânica na região.

O terremoto de sábado não provocou novas tsunamis na região. Mas especialistas não sabem se afetou, de alguma forma, o vulcão Merapi, um dos mais ativos do planeta, situado próximo ao epicentro do sismo. O vulcão continuava expelindo fumaça ontem, depois de uma semana de atividade.

Um dos locais mais atingidos pela tragédia foi a cidade de Yogyakarta, a antiga capital real do país. Um dos mais importantes complexos de templos da Indonésia, que datam de mais de mil anos e são Patrimônio da Humanidade da ONU, fica na região atingida. A extensão dos danos aos monumentos não é conhecida.