Título: LULA AINDA TENTA ATRAIR O PMDB E DEVE MANTER ALENCAR COMO VICE
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2006, O País, p. 10

Mineiro assumiria compromisso de se filiar ao partido se houver reeleição

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a ala governista do PMDB adote a candidatura do vice na chapa da reeleição, mesmo que o partido não participe formalmente da aliança PT-PSB-PCdoB. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, transmitiu a informação ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador José Sarney (PMDB-AP). Essa operação política fortalece a possibilidade de o vice-presidente José Alencar, filiado ao minúsculo PRB, permanecer na chapa de Lula, mas com o compromisso de se filiar ao PMDB caso o petista seja reeleito.

- O Tarso nos colocou esta questão. Podemos nos decidir num segundo momento. Mas não faremos essa discussão agora. Qualquer movimento nosso poderia atrapalhar a aliança com os oposicionistas do partido contra a candidatura própria - disse Renan.

Como a ala governista do PMDB está empenhada em manter Alencar fora da política de Minas, a proposta de Lula e do PT pode ser aceita. É que se Alencar perder a candidatura a vice na chapa de Lula, poderia prejudicar os esforços do PMDB para que o governador Aécio Neves (PSDB) apóie a candidatura do ex-presidente Itamar Franco (PMDB) ao Senado.

Além disso, os peemedebistas estão se preparando para disputar as eleições presidenciais de 2010 e, como o PT, não gostariam que o vice de Lula, caso o escolhido seja o ex-ministro da Integração Ciro Gomes, se transforme num candidato em potencial ao Planalto.

Lula vai se encontrar com Quércia

Alencar, que já foi filiado ao PMDB - foi para o PL depois de ter sido preterido numa eleição para líder da bancada do Senado em 2001 - voltaria ao partido após o início do segundo mandato, pelos planos do Planalto e do PT. Lula está pessoalmente empenhado em levar a maior fatia possível do PMDB para sua campanha. Ele vai se encontrar pessoalmente com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia para discutir o assunto ainda esta semana.

Tarso Genro e o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), já se encontraram com Quércia. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), também vem sendo procurado.

A expectativa do presidente Lula é a de conseguir atrair 70% do partido. Ele não quer tratar com os peemedebistas apenas da escolha do vice. Acena com um governo de coalizão, de fato, que executaria um programa de governo acordado entre a coligação PT-PSB-PCdoB e o PMDB. Dessa forma, cada partido assumiria a responsabilidade por áreas do governo, diferente da estrutura horizontal montada no primeiro mandato.

Berzoini também está atuando nas negociações com o PMDB, mas considera difícil uma coligação formal devido ao racha na sigla.

- Sabemos que a coligação com o PMDB não é fácil em função das divergências internas. Mas estamos trabalhando na relação institucional com o partido e com líderes regionais. Estamos nesse esforço sabendo das dificuldades. Queremos uma aliança programática. E, como da outra vez, todos os aliados terão poder para influir na discussão da chapa - disse Berzoini ontem.