Título: PPS TROCA PDT POR ADESÃO A TUCANO
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 30/05/2006, O País, p. 11

Partido descarta candidatura de Freire e busca aliança pró-Frossard no Rio

BRASÍLIA. A aliança entre o PDT e o PPS para lançar candidato à Presidência da República naufragou. Também já está descartada a candidatura presidencial do deputado Roberto Freire (PE) e o PPS deverá declarar apoio ao candidato da coligação PSDB-PFL, Geraldo Alckmin. Em troca, o PPS deverá receber apoio de pefelistas para a candidatura da deputada Denise Frossard (PPS) ao governo do Rio, e dos tucanos para a candidatura do ex-deputado Rubens Bueno no Paraná.

Conversa mostrou que relação não tem futuro

O fim do noivado entre PPS e PDT, que durou pouco mais de uma semana, ocorrerá na quinta-feira. Desde sábado, quando os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e do PPS, deputado Roberto Freire (PE), conversaram por duas horas no Rio, ficou claro que a relação entre os dois partidos não tem futuro.

O presidente do PPS explicou que o partido não sairá só na disputa pela Presidência da República porque a prioridade são as eleições estaduais, fundamentais para que o partido atinja a cláusula de desempenho nas eleições de outubro - exigência de 5% dos votos nacionais para a Câmara, garantindo o acesso aos recursos do Fundo Partidário e o tempo de propaganda no rádio e na tevê.

- Para atingir a cláusula de desempenho é mais importante ter bons palanques nos estados do que ter candidato a presidente - disse Freire.

A pretendida aliança entre PPS e PDT não deu certo porque prevaleceu a leitura de que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não encarna a oposição ao governo Lula nem representa uma contestação à política econômica.

- Espero que o PDT nos apóie. O Cristovam não é o melhor nome para o confronto. Ele faria uma campanha na defensiva. Se for assim, o melhor é uma aliança com o Alckmin - disse Roberto Freire.

- Vamos disputar a eleição com a nossa cara e coragem. Ousadia para deixar a nossa marca - respondeu Carlos Lupi, reafirmando a candidatura de Cristovam Buarque.

A aproximação entre a candidatura de Alckmin e o PPS foi iniciada pelo presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que em 18 de maio ofereceu o apoio a candidatos do PPS no Rio de Janeiro, no Paraná, em Mato Grosso e no Acre. Depois foi a vez de prefeito do Rio, Cesar Maia, reunir-se com Denise Frossard para discutir o apoio à sua candidatura ao governo do Rio.

Tucanos e pefelistas podem apoiar Blairo Maggi

Tucanos e pefelistas também acenam com apoio às candidaturas de Márcio Bittar ao governo do Acre e à reeleição do governador Blairo Maggi em Mato Grosso.

A bancada do PPS na Câmara se declarou contra uma coligação formal com o PSDB. Os deputados concordam em dar apoio político, mas querem ficar liberados para fazerem as alianças mais convenientes nos estados. Se depender de Freire isso não ocorrerá, pois ele quer que o partido assuma uma posição formal nas eleições presidenciais.