Título: MATTOSO DIZ À PF QUE PEDIU EXTRATO DO CASEIRO
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 30/05/2006, O País, p. 11

BRASÍLIA. O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso voltou ontem a alegar que partiu dele a iniciativa de pedir a emissão do extrato bancário do caseiro Francenildo Costa, pivô da queda do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Em depoimento à Polícia Federal, Mattoso reafirmou que mandou um auxiliar vasculhar a conta de Francenildo por suspeitar que o caseiro estaria fazendo movimentação financeira incompatível com seus rendimentos mensais. A polícia considerou a versão, favorável a Palocci, inconsistente.

O delegado Rodrigo Carneiro Gomes, que comanda as investigações, já indiciou Palocci como mandante do crime. Mattoso foi indiciado por quebra de sigilo bancário e funcional. Segundo relatório da polícia enviado à Justiça Federal no mês passado, Mattoso violou a conta de Francenildo a pedido de Palocci. Um dia depois da emissão, o extrato foi divulgado pela revista "Época". Para a polícia, as informações foram repassadas à revista pelo ex-assessor de Palocci Marcelo Netto, indiciado por quebra de sigilo bancário.

Nos próximos dias, Gomes voltará a interrogar o chefe de gabinete do ministro da Justiça, Cláudio Alencar, e o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg. Os dois estiveram com Palocci no período do vazamento das informações da conta. O delegado também vai interrogar novamente Francenildo e o jardineiro Leonardo Moura. O advogado Wlício Chaveiro disse à PF que Moura foi um dos primeiros a saber da existência da conta de Francenildo.