Título: PMDB de Pernambuco oficializa apoio a Alckmin
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 30/05/2006, O País, p. 11

Partido faz aliança com PSDB e PFL no estado sem esperar a decisão final da convenção nacional, dia 29

RECIFE. Antes mesmo da convenção nacional do PMDB que decidirá se o partido terá ou não candidato próprio à sucessão presidencial, o diretório do PMDB em Pernambuco anunciou ontem que vai apoiar o candidato do PSDB a presidente da República, o ex-governador Geraldo Alckmin.

A iniciativa foi anunciada pelo presidente do PMDB pernambucano, Dorany Sampaio, e ratificada em nota distribuída no fim da tarde pela executiva no estado. De acordo com a nota, a decisão foi tomada por unanimidade. E foi divulgada um dia depois de o vice na chapa de Alckmin, o senador José Jorge (PFL-PE), ter dito que a festa que marcaria o lançamento da chapa presidencial em Pernambuco fora transferida para Brasília para não deixar o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) em situação desconfortável.

A festa, que ocorreria ontem na Assembléia, chegou a ser anunciada com estardalhaço pela imprensa local. Jarbas é o principal cabo eleitoral da chapa liderada pelo tucano em Pernambuco e o maior avalista da aliança PSDB-PFL-PMDB no estado, que permite a permanência do seu grupo político no poder. A aliança - a União por Pernambuco - já tem 11 anos no estado com bons dividendos políticos, principalmente para PMDB e PFL.

O ex-governador nunca negou ser contra a candidatura própria do PMDB, partido que considera esfacelado hoje e que costuma definir como um "saco de gatos". Ele temia que uma eventual candidatura prejudicasse o desempenho da sua aliança no estado, principalmente depois da manutenção da verticalização das coligações.

Na nota, o PMDB lembra que em Pernambuco o partido integra aliança com PFL e PSDB, que elegeu e apoiou os dois mandatos do correligionário Jarbas Vasconcelos (PMDB), seguidos pela gestão de José Mendonça Filho (PFL). Os partidos aliados já compuseram com a chapa de pré-candidatos com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e com o senador José Jorge para disputar o próximo pleito presidencial, diz a nota.

www.oglobo.com.br/pais