Título: CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CRESCEM
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 31/05/2006, O País, p. 13

Foram mais de 40 registros em três anos, segundo Conselho Indigenista

SÃO PAULO. Filha de um cacique no Maranhão, a índia guajajara X., de 16 anos, foi estuprada por dez homens brancos armados, diante de seus parentes, em maio de 2005. Nos últimos três anos, foram mais de 40 casos de violência sexual contra indígenas no Brasil, segundo levantamento divulgado ontem pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A maior parte das vítimas tem entre 6 e 13 anos.

De 41 ataques, com 46 vítimas, registrados entre janeiro de 2003 e agosto de 2005, dez foram praticados por indígenas que estão em contato com meios urbanos, principalmente em Mato Grosso do Sul, segundo o Cimi. Entre os casos há desde estupros e atentado violento ao pudor até uso de índias para a prostituição infantil, principalmente nas áreas mais afastadas. Foram registrados casos em: Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul.

Números indicam crescimento da violência

Os números globais, segundo o Cimi, mostram crescimento da violência sexual nas aldeias, principalmente contra as crianças. Em 2003, de 10 casos, seis envolveram menores. Três das ocorrências resultaram em prisões. No ano seguinte, foram 18 casos, com 19 vítimas - aumento de 80%. Entre as vítimas, 12 tinham entre 6 e 13 anos e uma tinha 16. Em Mato Grosso do Sul, ocorreu grande parte dos casos.

No ano passado, os ataques continuaram crescendo. Apenas entre janeiro e agosto, quando o levantamento foi paralisado, foram 13 casos com 17 vítimas, incluindo 12 menores. Do total de 41 casos de violência sexual contra indígenas, 24 foram estupros consumados. Seis foram tentativas de estupro. Foram somados quatro casos de assédio sexual cometidas por agentes do estado, como soldados e enfermeiros. A consequência foi o nascimento de três crianças, segundo o Cimi.

O Cimi destaca o aumento da violência sexual entre indígenas em Mato Grosso do Sul, em terras miseráveis e próximas aos centros urbanos. De acordo com o Cimi, do total de 41 casos, 10 agressores eram indígenas, 23 não-índios e oito não foram identificados.