Título: JAPÃO VIRÁ PARA ANÚNCIO DE TV DIGITAL
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 31/05/2006, Economia, p. 29

Ministro das Comunicações não confirma se padrão japonês foi escolhido

BRASÍLIA. O Brasil convidou representantes do governo do Japão para participarem da solenidade de anúncio do padrão de TV digital a ser implantado no país, que deverá ocorrer antes do início da Copa do Mundo, de acordo com fontes da Esplanada dos Ministérios. A proposta ao Japão, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já foi enviada e sugere que os japoneses designados cheguem a Brasília até meados da próxima semana. A Copa começa no dia 9.

Costa contou que o Itamaraty enviou uma carta ao governo do Japão, conforme ficou estabelecido nas reuniões do Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Segundo a assessoria do padrão japonês, a carta já foi recebida, mas não havia resposta por causa da diferença de fuso horário.

- Pedimos que, na realidade, eles tentassem estar aqui do fim desta semana ao começo da próxima - disse Costa.

O ministro, porém, não quis confirmar se o governo se decidiu pelo padrão japonês de TV digital, o ISDB. O governo estudou e analisou os aspectos técnicos e comerciais de três tecnologias: a japonesa, a européia (DVB) e a americana (ATSC). Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia (UE). Um dos temas do encontro será a TV digital.

Costa vai lutar por fábrica de semicondutores em MG

Porém, as assessorias de imprensa do padrão de TV digital europeu e da UE no Brasil disseram desconhecer qualquer convite para que autoridades da Europa compareçam à cerimônia de anúncio da tecnologia escolhida. Os representantes do padrão americano não foram encontrados.

Um dos objetivos brasileiros na escolha do modelo de TV digital é instalar uma fábrica de semicondutores (chips de computador) no país. A comitiva de ministros brasileiros que foi ao Japão há dois meses assinou protocolos de intenção nesse sentido.

- Não tem nada decidido ainda nestes termos. Porém, evidentemente, estamos seguindo aquilo que nos propusemos a fazer dentro do memorando de entendimentos que firmamos no Japão. Tínhamos de encaminhar um procedimento, fizemos isto. Tínhamos de comunicar ao governo japonês que agora estamos prontos para tocar para a frente as conversações sobre intercâmbio científico, comercial, industrial - disse Costa.

Segundo o ministro, o documento firmado com o Japão é muito amplo, e é preciso identificar exatamente o que será feito. Ele disse, por exemplo, que a troca de informações científicas tem de ser feita pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e seu similar japonês. Já o intercâmbio industrial ficará a cargo do Desenvolvimento. Outras negociações serão desenvolvidas por empresas privadas, disse ele, entre elas a Toshiba, que teve "o melhor entendimento".

A Toshiba, segundo uma fonte do governo, apresentou proposta para instalar uma fábrica de semicondutores no país. Mas, para isso, solicitou informações econômicas, a fim de saber como viabilizar o empreendimento. A falta de dados pode estar atrasando o anúncio do padrão de TV digital no Brasil, na avaliação de alguns interlocutores do governo.

Ainda não foi decidido onde ficará a fábrica, mas, no que depender de Costa, será em Minas Gerais. Ele já manteve contatos com o governador Aécio Neves (PSDB) a fim de levar o empreendimento para o estado, sua base política.