Título: GARCÍA DENUNCIA INGERÊNCIA DE CHÁVEZ NO PERU
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 31/05/2006, O Mundo, p. 32

Candidato ao governo de Lima acusa presidente venezuelano de comandar campanha de seu adversário, Humala

BUENOS AIRES. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conseguiu se transformar num dos principais atores da campanha eleitoral peruana. Favorito no segundo turno, o ex-presidente e candidato do Partido Aprista Peruano, Alan García, afirmou ontem que no próximo domingo a população deverá decidir se "está com Chávez ou com o Peru".

As insistentes declarações do presidente venezuelano a favor do líder nacionalista e candidato à Presidência Ollanta Humala provocaram a ira não somente de García, mas também do governo do presidente Alejandro Toledo, que solicitou à Organização de Estados Americanos (OEA) um pronunciamento sobre as constantes interferências de Chávez na campanha eleitoral peruana.

Montesinos apontou vínculo entre Humala e Chávez

Até mesmo o ex-braço direito do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) Vladimiro Montesinos, principal símbolo da corrupção fujimorista, denunciou o vínculo entre Chávez e Humala. Preso no Peru, o ex-assessor de Fujimori divulgou um documento no qual afirma que o candidato nacionalista é produto dos serviços de inteligência cubanos e venezuelanos.

A cinco dias do segundo turno, García convocou ontem em Lima uma coletiva para contestar as acusações de fraude lançadas por Humala recentemente e para reforçar sua ofensiva contra Chávez. Para o candidato, o presidente venezuelano comanda e financia a campanha de Humala, um ex-militar que liderou uma fracassada tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2000, contra o governo Fujimori.

Anteontem, colaboradores de Humala divulgaram uma série de e-mails que teriam sido enviados por assessores de Fujimori e mencionavam um suposto encontro entre García e a congressista eleita Keiko Fujimori, filha do ex-presidente. Fujimori foi preso no Chile em novembro e aguarda em liberdade o desfecho de um processo de extradição para o Peru. Segundo membros do movimento União pelo Peru (UPP), fundado por Humala, ele estaria tentando negociar a revogação do pedido de extradição com García.