Título: MENSALÃO: JANENE MANOBRA DE NOVO MAS SERÁ JULGADO
Autor: Maria Lima/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 01/06/2006, O País, p. 9

BRASÍLIA. Depois de nove meses de dribles e manobras, o deputado José Janene (PP-PR), acusado de receber R$4,1 milhões do valerioduto, de novo alegou problemas de saúde e faltou ao depoimento no Conselho de Ética marcado para ontem. Mas ele deverá ser julgado já na semana que vem, com ou sem seu depoimento de defesa. Janene chegou a ir à Câmara, mas queria que um laudo dos médicos da Casa garantisse que ele, portador de miocardiopatia grave, não iria morrer durante o depoimento.

O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), marcou a leitura do relatório e do voto, que provavelmente pedirá a cassação do mandato de Janene, para a próxima terça-feira. Deve ser votado no dia 9.

Há meses o processo de Janene arrasta-se no Conselho, com ele sempre alegando o problema de saúde como empecilho. Quando chegou à Câmara, ontem logo cedo, foi ao Serviço Médico da Casa. Janene tentou pressionar o presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) a determinar que a equipe médica da Câmara o examinasse e fizesse o laudo com garantias de que ele não sofreria nenhum mal, o que lhe foi negado.

A estratégia de Janene era, na verdade, conseguir de Aldo e dos médicos da Câmara um atestado de que não poderia depor. Mas não funcionou. Uma junta médica examinou-o e avaliou que estado de cardiopatia grave permanecia inalterado. Sem dar garantias de vida, os médicos afirmaram que a decisão de depor era do próprio deputado e que uma equipe médica acompanharia seu depoimento.

Na hora marcada, em vez de Janene, os três médicos liderados pelo diretor do departamento, Luiz Henrique Hargreaves, é que se sentaram para depor no Conselho.

Intenção é fazer a votação na próxima semana

Deputados alegam arritmia de Janene mas tática não funciona

BRASÍLIA. O relator do processo contra José Janene (PP-PR), deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), anunciou que encerrará a instrução amanhã, depois do depoimento das últimas testemunhas. Segundo o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), mesmo que haja pedido de vista na terça-feira, o que adia a decisão por duas sessões, a intenção é votar na sexta-feira, dia 9.

Durante a manhã de ontem, cinco deputados amigos de Janene procuraram Ricardo Izar para dizer que ele queria falar ao Conselho, mas que ontem estava com arritmia e sem condições de depor.

- Queriam adiar o depoimento para a próxima semana, ou para os dias 13 ou 14 de junho. Avisei que não seria possível - disse Izar.

Estratégia dos advogados não dá certo

Mais cedo, sem o laudo médico, os advogados de Janene ainda tentaram outra estratégia: encaminharam ao Conselho uma petição comunicando que ele não iria depor porque a junta médica da Câmara havia atestado a incapacidade. O relator não aceitou a petição, sem o respectivo laudo da equipe médica.