Título: INDÚSTRIA ACELERA COMPRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Autor: Flávia Oliveira/Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 01/06/2006, Economia, p. 23

Gastos com aumento da capacidade cresceram mais que construção civil

A forte expansão dos investimentos no PIB foi comemorada pelos analistas porque ocorreu graças, principalmente, às máquinas e equipamentos comprados pela indústria. A construção civil, que tem peso de 60% neste componente do PIB, cresceu 7%. Ou seja, abaixo dos 9% registrados pelos investimentos totais. Isso significa que a expansão de máquinas e equipamentos foi bem mais intensa.

- É um indicador de que os empresários estão confiantes para os próximos trimestres - afirmou Antônio Licha, da UFRJ.

De acordo com dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), as importações de bens de capital (máquinas e equipamentos) cresceram 34%, em quantidade, no primeiro trimestre de 2006. No mesmo período, a produção nacional desses itens aumentou apenas 9,2%, num efeito colateral da valorização do real.

Segundo Rebeca Palis, do IBGE, além dos juros mais baixos, contribuiu para o avanço dos investimentos a maior oferta de crédito para as empresas. O volume de empréstimos para pessoas jurídicas cresceu 15,7%, em termos nominais, no trimestre. O crédito também foi importante para a construção civil: os financiamentos para a habitação tiveram alta de 17,2%.

A economista-chefe da Mellon Global Investments Brasil, Solange Srour, não se surpreendeu com os bons resultados do investimento no primeiro trimestre. Tampouco acredita que o desempenho se repetirá no resto do ano. Segundo ela, o fim de 2005 e o início de 2006 foram fortemente influenciados pela redução de impostos nos materiais de construção e pela operação de recuperação das estradas, durante o verão:

- Os próximos números não virão tão fortes, porque esses fatores influenciaram demais. (F.O. e L.R.)

LULA COMEMORA E MINISTROS APOSTAM EM CRESCIMENTO DE 4,5% ESTE ANO, na página 24