Título: MOVIMENTO PEDE IMPOSTO DETALHADO NA COMPRA
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 01/06/2006, Economia, p. 27

Presidente do Senado recebe assinaturas e promete tramitação rápida de projeto de lei

BRASÍLIA. Caixas contendo 1,5 milhão de assinaturas apoiando um projeto de lei para discriminar o valor dos impostos em cada compra desembarcaram ontem no Congresso Nacional, onde já tramita uma proposta semelhante. O presidente do Senado, Renan Calheiros, que recebeu o material afirmou que o projeto de lei poderá ter uma tramitação rápida no Senado.

- Esta iniciativa demonstra que o brasileiro quer mais clareza sobre seus impostos. Hoje há confusão, há quem pense que paga imposto apenas quem paga Imposto de Renda e esse é um problema grave em um país que tem uma carga tributária de 40% do PIB - disse Renan. - Se a pauta estiver desobstruída, podemos aprovar esse projeto em uma semana. Todos os líderes com quem conversei defendem que essa proposta tramite em caráter de urgência urgentíssima.

A iniciativa do projeto foi tomada em 18 de fevereiro por diversas entidades, capitaneadas pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. A coleta de assinaturas ocorreu em 22 cidades paulistas, Curitiba e Salvador. Elas foram levadas a Brasília em avião fretado, que partiu de São Paulo com manifestantes.

Renan lembrou que é positivo o fato de a proposta começar a tramitar pelo Senado pois, segundo ele, há uma maior possibilidade de convergência em torno do projeto.

Renan Calheiros afirmou ainda não acreditar que este projeto possa ter uso político - durante a entrega do documento a maioria dos políticos presentes era do PFL.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos, afirmou que o objetivo é conscientizar a população:

- Hoje em dia o assalariado trabalha 148 dias no ano para pagar impostos.