Título: IMPRENSA MARROM TUMULTUA DEBATE ELEITORAL NO PAÍS
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 01/06/2006, O Mundo, p. 30

Jornal usa gorila para atacar candidato

LIMA. A imprensa sensacionalista peruana, a chamada prensa chicha, não tem limites. O jornal "Correo", um dos mais duros opositores do nacionalista Ollanta Humala, publicou ontem na primeira página a foto de um gorila (referindo-se a Hugo Chávez, aliado do candidato) com a seguinte manchete: "Até quando teremos de aguentar seus insultos? Hugorila ataca de novo!". Assessores do candidato do movimento União Pelo Peru (UPP) comentaram que não foi a primeira vez que o jornal usou a imagem de um gorila para atacar Humala.

- Estamos fartos dessa campanha suja, da agressão constante. Mas a imprensa peruana é assim, faz parte - lamentou um partidário de Humala.

Mais fofoqueiro, o jornal "Trome" decidiu investir na briga entre o candidato e ex-presidente Alan García e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Chávez surrava sua mulher. Alan chama de pouco homem o presidente venezuelano e assegura que busca controlar Ollanta como faz com Evo", afirmou o jornal. "Um homem acusado por sua esposa de bater nela todos os dias não tem autoridade moral", disse García.

Outros jornais da imprensa chicha, como "Nuevo Ojo", também divulgaram as declarações do candidato aprista sobre as supostas agressões de Chávez contra sua ex-mulher. "O Peru ou Chávez! García pede aos peruanos resposta contundente contra o sátrapa petroleiro." Para jornalistas peruanos que trabalham em meios de comunicação mais sérios, o fenômeno da prensa chicha prejudica a imagem da imprensa peruana no exterior. (Janaína Figueiredo)