Título: Lula dá pingo de solda simbólico em obra do gasoduto que já tinha visitado
Autor: Cristiane Jungblut/Ismael Machado
Fonte: O Globo, 02/06/2006, O País, p. 4

Petrobras alega que, em 2004, presidente foi à região para outro compromisso

MANAUS e COARI (AM). Num de seus eventos ontem no estado do Amazonas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Coari para fazer simbolicamente a primeira solda do gasoduto Urucu-Manaus, simbolizando o início das obras. A mesma obra já havia merecido uma visita anterior do presidente.

Em 2004, o petista esteve no mesmo local e na ocasião, empolgado com o protocolo para a realização do projeto, prometeu que voltaria este ano para inaugurar o gasoduto. Mas ontem voltou para apenas dar início à obra.

- Mais importante do que a gente estar aqui, no estado do Amazonas, para assinar um protocolo, será a gente voltar em 2006 para inaugurar o término do gasoduto neste estado - disse Lula no dia 22 de abril de 2004, em visita a Urucu.

A Petrobras disse que, naquela ocasião, o presidente esteve no local para inaugurar a Unidade de Processamento de Gás Natural UPGN III e não para lançar o gasoduto.

"Foram brigas e mais brigas, na Justiça, no Ibama"

Depois de muita discussão e demora no licenciamento ambiental para a realização do gasoduto, a obra só será iniciada agora e deve ficar pronta em 2008, ou dentro de 21 meses, segundo a Petrobras. Lula, se reeleito, poderá ir lá de novo.

No complexo da Petrobras, o presidente deu o primeiro pingo de solda na tubulação do sistema que promete mudar a matriz energética do Amazonas.

Foi um gesto simbólico porque a própria Petrobras admitiu que ainda restam negociações a serem feitas para que a obra siga adiante de fato. Com uma extensão total de 670 quilômetros, o gasoduto, segundo o presidente, vai gerar quatro mil empregos diretos e dez mil indiretos. Lula disse que foi preciso superar várias dificuldades:

- Não pensem que foi fácil. Foram mais de dois anos entre planejar essa obra e executá-la. Foram brigas e mais brigas, na Justiça Estadual, na Justiça Federal, no Ibama, no Ministério Público Federal, uma confusão. Depois teve briga com as empresas para que baixassem os preços. Mas o resultado está aqui. Essa é a segunda revolução industrial que o estado do Amazonas vive. A primeira foi a Zona Franca.

No fim do discurso, Lula se dirigiu ao governador do estado, Eduardo Braga, e afirmou:

- Daqui a dois anos, esteja eu em São Bernardo do Campo ou em Brasília, me convide para inaugurar essa obra acabada.

www.oglobo.com.br/pais

'Sou predestinado a reduzir pobreza'

Lula confirma que campanha da reeleição será voltada a classes baixas

MANAUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que sua campanha à reeleição será voltada para as camadas sociais mais baixas, nas quais está concentrada a maior parte do seu eleitorado, segundo as pesquisas de intenção de voto. Ele disse que está "predestinado a reduzir a pobreza" dos mais necessitados do país e que ações neste sentido não podem ser consideradas como gastos.

- Tenho uma predestinação a fazer com que os pobres deste país deixem de ser mais pobres. E tem gente que acha que isso é gasto, que garantir que as pessoas comam três vezes ao dia é gasto, colocar criança na escola é gasto, investir em escola técnica é gasto. Paciência. Não posso ficar brigando com a conceituação que as pessoas fazem disso - disse Lula, negando uso eleitoral das medidas: - No Brasil, é engraçado. Passamos três anos no governo fazendo o superávit mais alto no começo e a manchete (dos jornais) era sempre a seguinte: "O governo não gasta o que foi aprovado".

De novo, comparação entre educação e segurança

O presidente voltou a afirmar que investir em escolas é reduzir a violência. Para ele, o Brasil precisa investir "muito, muito mais" em educação, saúde, salário e outras áreas para se tonar um "país-potência".

- O que a gente não fizer agora, vamos gastar depois com os PCCs da vida. É só você analisar o preço de uma sala de aula e de uma cela, o custo de uma criança e de um presidiário - disse Lula, afirmando que ao analisar isso se verá que é pouco o que se investe:

- É difícil fazer as coisas no Brasil profundo. É mais fácil fazer onde está fácil.

Famintos sem ajuda oficial

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2004 e divulgada mês passado mostrou que os programas sociais do governo não atingiam a maioria dos miseráveis do país. Segundo a pesquisa, esses programas beneficiavam 1,2 milhão de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, nos quais se passava fome. Já outros 2,1 milhões de domicílios na mesma situação não receberam ajuda oficial. O governo diz que desde então a situação melhorou com a ampliação do Bolsa Família, mas ainda não foi feita nova pesquisa para verificar se isso ocorreu.

Gasolina para animar a visita

Prefeitura é acusada de distribuir combustível a mototaxistas

COARI (AM). A visita do presidente Lula rendeu dinheiro extra para os cerca de 480 mototaxistas que atuam nas oito associações de motociclistas em Coari. No dia anterior à chegada de Lula, o prefeito Adail Pinheiro (PPS) distribuiu cinco litros de combustível a cada um deles e mais R$20 para que eles fizessem carreata em homenagem a Lula. No dia da visita do presidente, foram mais cinco litros e R$60 para que eles transportassem gratuitamente a população até o Centro Cultural, onde foi realizada a cerimônia.

Na quarta-feira à noite, logo após a carreata, os mototaxistas se aglomeraram em frente ao posto Magalhães, o principal da cidade, para receber o combustível. O tumulto fez com que a gerência ameaçasse interromper o abastecimento, o que aumentou a confusão. A Polícia Militar foi chamada para apaziguar os ânimos. Uma funcionária do posto disse, de início, que o combustível era doado pela prefeitura, mas depois, desconfiada, afirmou que a gasolina tinha sido financiada pela associação.

Duas funcionárias da prefeitura confirmaram a doação e pediram para que não fossem identificadas, pois temiam ser demitidas.

O repórter do GLOBO contratou um mototáxi para ir até o hotel. No momento do pagamento, o mototaxista disse que "já estava pago pela prefeitura. Hoje é tudo de graça".

A assessoria do prefeito negou o pagamento. Disse que o combustível teria sido comprado com o dinheiro das associações e o excedente distribuído gratuitamente pela prefeitura, já que não há transporte urbano na cidade. E disse que há uma parceria com a categoria, já que os motociclistas não têm décimo-terceiro, ou outras vantagens. (Ismael Machado)