Título: Ibope: Lula venceria no 1º turno com 63% de votos
Autor: Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 02/06/2006, O País, p. 9

Pesquisa contratada pela Rede Globo mostra vantagem do petista entre eleitores de baixa escolaridade e no Nordeste

A primeira pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo sobre a eleição presidencial, divulgada ontem no "Jornal Nacional", mostra que se a eleição fosse hoje o presidente Lula seria reeleito no primeiro turno com 63% dos votos válidos (sem os nulos e em branco). O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, teria 25% dos votos válidos. Essa simulação não incluiu os pré-candidatos do PMDB, Pedro Simon, e do PPS, Roberto Freire - que ontem desistiu em favor de Alckmin. Mas mesmo no cenário em que os dois aparecem mantém-se a diferença, considerando-se também nulos e em branco, entre o petista (48%) e Alckmin (19% sem Simon e Freire, 18% com eles).

No geral, hoje Lula tem mais votos entre os homens - 53% contra 44% entre as mulheres. A intenção de votar em Lula é inversamente proporcional ao nível de escolaridade, a ponto de o tucano ficar à frente entre os eleitores com nível superior - neste grupo, Alckmin tem 34% das intenções de voto e Lula, 28%. Já entre os eleitores que têm até a 4ª série do ensino fundamental, 56% votam em Lula e 14% em Alckmin.

Os católicos preferem Lula - 51% contra 20% de Alckmin. Entre os evangélicos chama a atenção o índice de votos em branco e nulos: 19%. Nesse grupo, Lula foi escolhido por 44% dos eleitores e Alckmin, por 18%. O índice de em branco e nulos entre os católicos é de 12%.

A relação entre a preferência por Lula e o menor nível de escolaridade é uma das explicações, segundo o Ibope, para a maior vantagem do petista no Nordeste, onde tem 68% da preferência, contra 9% de Alckmin. Lula é ainda o preferido entre os eleitores dos municípios de menor porte, que também apresentam perfil de escolaridade abaixo da média nacional.

Lula venceria em todas as regiões. Seu índice mais baixo aparece na Região Sul: 38% contra 23% de Alckmin. O melhor desempenho do tucano é no Sudeste - 26% contra 40% de Lula. Nas regiões Norte e Centro-Oeste Lula tem 51% das intenções de voto e Alckmin, 14%.

Tucano: 40% dos votos de Serra

Na simulação por porte do município, Lula obteve 61% das preferências contra 17% de Alckmin nos que têm até 20 mil habitantes. Nos municípios com mais de 20 mil até cem mil habitantes, Lula tem 53% e o tucano, 17%. Nas cidades com mais de cem mil moradores, o petista tem 43% e o tucano, 21%.

Entre os eleitores que votaram em Lula em 2002, 62% afirmam que vão votar novamente no petista. Já Alckmin herdará apenas 40% dos eleitores de José Serra naquele ano.

Os eleitores também avaliaram a administração de Lula e, assim como nas intenções de voto, o desempenho é melhor no Nordeste, nos municípios pequenos e entre os eleitores menos instruídos. No total, 38% avaliaram a gestão petista como ótima ou boa, 41% como regular e 19% como ruim ou péssima. Dos ouvidos, 58% aprovam a administração, enquanto 36% desaprovam. No Sul, 46% dos eleitores aprovam a gestão de Lula e 45% a desaprovam. O índice de rejeição a Lula foi de 24% e a Alckmin, de 16%.

A pesquisa incluiu os candidatos Heloisa Helena (PSOL), Enéas (Prona), Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Eymael (PSDC). Na simulação sem Simon e Freire, Heloisa teve 6% dos votos e Enéas 2% (é o mais rejeitado, com 39%). Cristovam e Eymael tiveram 1% cada. O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 28 e 31 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE com o número 7728.