Título: FRANÇA INICIA TESTES COM VEÍCULOS BICOMBUSTÍVEIS
Autor: Ramona Ordonez
Fonte: O Globo, 02/06/2006, Economia, p. 28

Motor econômico estimula vendas

PARIS, DETROIT e WARREN (Michigan). A França iniciou ontem os primeiros testes com carros bicombustíveis. A medida faz parte da estratégia do governo de ampliar o uso de energia renovável e buscar alternativas mais baratas para o combustível. O governo regional de Marne, no Leste da França, recebeu permissão especial para testar o combustível E85, composto em sua maior parte por álcool, e utilizá-lo em uma frota de sete carros Ford por um ano.

O E85 atualmente não é permitido na França, mas a aprovação do governo é esperada até o começo do ano que vem, e o combustível deverá estar disponível até 2010.

- Nossa meta é simples: queremos carros no mercado até o fim da década que possam ser movidos tanto a gasolina quanto a biocombustíveis - disse o ministro da Indústria, François Loos.

Nos EUA as vendas de Toyota e Honda cresceram no mês passado 17% e 21%, respectivamente. O resultado foi atribuído à busca dos consumidores por veículos que consumam menos combustível. Já as montadoras americanas amargaram queda: GM, 12%, Ford, 2%, e DaimlerChrysler, 11%. As da Nissan também caíram: 7%. Além disso, a GM anunciou ontem que vai investir US$332 milhões em sua fábrica de Michigan para expandir a produção de uma nova linha de transmissão que poupa combustível.