Título: DEMISSÃO DE MINISTROS NÃO AFASTA CRISE NO TIMOR
Autor:
Fonte: O Globo, 02/06/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 33

Xanana Gusmão vai às ruas pedir unidade nacional, mas rebeldes continuam exigindo a saída do primeiro-ministro

DÍLI. Num novo desdobramento da crise no Timor Leste, os ministros do Interior e da Defesa se demitiram ontem, o que permitiu resolver um impasse político entre o presidente Xanana Gusmão e o primeiro-ministro Mari Alkatiri. Mas não foi o suficiente para resolver a crise, já que centenas de ex-militares rebelados continuaram a exigir a demissão do premier.

- O primeiro-ministro precisa ir embora. Ele é responsável por essa bagunça - disse o ex-major Alfredo Reinado, líder dos rebeldes.

A demissão dos ministros foi anunciada por Alkatiri dois dias depois de ter sido pedida por Xanana, seu rival político. Hoje, o chanceler Ramos Horta assumirá a pasta da Defesa, no lugar de Roque Rodrigues, e Alcino Baris a do Interior, substituindo Rogério Lobato. Em seguida eles participarão de uma reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança.

Procurando afastar a crise causada nas últimas semanas por violentos confrontos entre forças timorenses e ex-militares - o que obrigou milhares de pessoas a abandonarem suas casas - o presidente foi ontem às ruas de Díli fazer um apelo de unidade nacional. Terça-feira, ele assumiu poderes de emergência no país por um mês, prorrogáveis por mais dois.

Um líder popular, Xanana pediu aos moradores que o saudaram com entusiasmo para voltarem para casa e prometeu que a segurança será restaurada.

- A melhor coisa que vocês podem fazer é voltar para suas casas - disse o presidente a centenas de pessoas que o cercaram num campo de desabrigados. - Deixem que nós cuidamos da segurança. Não tentem fazer justiça com as próprias mãos.

Díli permanece em calma patrulhada por estrangeiros

À exceção de alguns confrontos isolados, a capital da ex-colônia portuguesa na Ásia permaneceu ontem calma, controlada por forças de paz lideradas pela Austrália. Em meio à crise, o governo australiano enviou 2.500 homens com a missão de desarmar soldados e policiais e assumir a segurança do país. Nem todos, porém, depuseram suas armas.

Iniciada há aproximadamente dois meses, depois que o premier demitiu cerca de 600 militares por incompetência, a crise se agravou semana passada com confrontos, saques e incêndios na capital. A violência aprofundou as diferenças entre Xanana - um herói da luta pela independência da Indonésia, conquistada em 1999 - e Alkatiri.

"A melhor coisa que vocês podem fazer é voltar para suas casas. Deixem que nós cuidamos da segurança"

XANANA GUSMÃO

Presidente do Timor Leste