Título: DEPOIS DE VER POPULARIDADE DESPENCAR, TOLEDO RECUPERA IMAGEM E JÁ ADMITE VOLTA
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 05/06/2006, O Mundo, p. 19

Ex-presidente Alberto Fujimori também não esconde desejo de retomar o poder

LIMA. Embora eleito com 52% dos votos, o presidente Alejandro Toledo, chegou a ser um dos chefes de Estado mais impopulares da América Latina. Há aproximadamente dois anos, sua imagem positiva não chegava a 10%. Hoje, depois de cinco anos de gestão, o presidente peruano conseguiu recuperar parte do apoio perdido, em grande medida graças à consolidação do ciclo de crescimento da economia (durante seu governo, o PIB do país acumulou um crescimento de quase 30%). Segundo recentes pesquisas, atualmente sua imagem positiva atinge 32%. Entusiasmado com a recuperação, ele não descartou ontem a possibilidade de concorrer novamente à Presidência nas próximas eleições.

¿ É prematuro falar sobre isso. Vou me concentrar em trabalhar pela democracia na região ¿ disse o presidente, que entregará o poder a seu sucessor em 28 de julho.

Economia cresceu, mas índice de pobreza é superior a 50%

Toledo não encerrará seu mandato com o nível de popularidade do ex-presidente chileno Ricardo Lagos (2000-2006), que foi tão aplaudido quanto a nova presidente do país, Michelle Bachelet, no dia de sua posse, mas pelo menos não é mais considerado um presidente desastroso, como há alguns anos.

¿ O Peru não pode parar. Devemos continuar avançando ¿ salientou ontem Toledo, que após ser derrotado pelo presidente Alberto Fujimori (1990-2000) nas eleições de 2000, foi eleito em 2001.

O grande fracasso de Toledo foi não ter conseguido melhorar os indicadores sociais. A taxa de pobreza continua acima de 50%, apesar do expressivo crescimento da economia. Nas barriadas (favelas) de Lima, moradores se queixam da falta de programas sociais. Nos cinco anos de governo, o Peru reativou a economia e recuperou a estabilidade política, apesar de crises que poderiam ter sido fatais. Toledo sobreviveu e não nega o desejo de voltar ao poder. O mesmo desejo que nunca escondeu Fujimori, que aguarda em Santiago o desfecho de um processo de extradição. Sua filha Keiko Sofia foi a congressista mais votada nas eleições legislativas de abril. Seu partido, Aliança pelo Futuro (AF), terá de 12 a 14 representantes no Congresso. Hoje começa uma nova etapa para o país, mas os fantasmas do passado rondam o Peru. (J.F.)