Título: EX-FAVORITA LOURDES FLORES ROMPE SILÊNCIO
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 05/06/2006, O Mundo, p. 19

LIMA. Até o final do ano passado, ela era a grande favorita da campanha eleitoral peruana. Quando Michelle Bachelet foi eleita presidente do Chile, em janeiro passado, muitos peruanos acreditaram que poucos meses depois também elegeriam a primeira mulher presidente da história de seu país. Mas o panorama eleitoral mudou e a ex-candidata de centro-direita Lourdes Flores ¿ que chegou a liderar as pesquisas com 40% das intenções de voto ¿ foi derrotada no primeiro turno (repetindo a experiência vivida na eleição presidencial de 2001). Ontem, depois de algumas semanas de silêncio, Lourdes votou em Lima.

¿ Votamos no candidato que nos dá menos temor ¿ afirmou, sem especificar a quem se referia, mas deixando entrever que era García.

A dirigente do movimento Unidade Nacional disse esperar ¿contribuir para a paz¿ de seu país.

Uma das jogadas mais acertadas do ex-presidente Alan García na primeira fase da campanha eleitoral foi ter acusado Lourdes de ser a candidata dos ricos. Num país onde mais de 50% da população vivem abaixo da linha da pobreza, ser considerada a candidata dos setores mais poderosos se transformou no principal obstáculo à sua chegar ao poder.

Em entrevista ao jornal ¿El Comercio¿, publicada ontem, a ex-candidata declarou: ¿Não tenho muita confiança em Alan García, temo que o Apra ocupe o Estado¿. Perguntada sobre o perigo que representaria o humalismo, Lourdes assegurou que ¿com Humala o Peru poderia viver um processo em que alguns problemas seriam resolvidos com dinheiro (em referência ao apoio da Venezuela), mas seriam abertas as portas para o comunismo¿. (J.F.)