Título: OPOSIÇÃO CRITICA `SALTO ALTO¿ E ARROGÂNCIA DE LULA
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 03/06/2006, O País, p. 13

Aliados de Alckmin aceitam o desafio e dizem que vão explorar imagens de CPIs na TV; Aécio pede cautela ao petista

BRASÍLIA E BELO HORIZONTE. Coordenadores e aliados da campanha do tucano Geraldo Alckmin concluíram ontem que o desafio lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o uso de imagens da CPI que investigou o valerioduto pode se voltar contra ele. Os líderes da oposição no Congresso criticaram o comportamento de Lula que, diante do favoritismo registrado nas pesquisas eleitorais, tem se colocado, segundo a oposição, como uma pessoa acima do bem e do mal, de salto alto e com arrogância.

Candidato a vice de Alckmin, o senador pefelista José Jorge (PE) disse que o desafio de Lula de que a oposição exponha ¿o terrorismo¿ que fizeram nas CPIs pode ter o mesmo efeito do que foi feito pelo ex-presidente Fernando Collor, no auge do escândalo PC Farias. Em 1992, Collor pediu que a população usasse verde e amarelo no dia 7 de Setembro em sinal de que ainda acreditava no governo, mas as ruas foram tomadas por multidões de preto.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse que o presidente não pode se deixar inebriar pelas pesquisas:

¿ Acho que o presidente Lula deva ter um pouco de cautela. Essas declarações do presidente me preocupam porque parece que ele está com os pés um pouco fora do chão.

Para Aécio, Lula não pode esquecer da desintegração do chamado núcleo duro que o aconselhava, por causa das denúncias.

¿ Sabemos da gravidade dessas denúncias. Ele não deveria desprezar o que aconteceu e não deve tripudiar sobre a sociedade. Ele pode ter um retorno do qual não gostaria.

José Jorge disse que o desafio de Lula será aceito.

¿ Lula está se achando acima do bem e do mal. Mas é um equívoco. Vamos usar sim as imagens mostrando seu grupo sair impune do valerioduto.

¿Se ele está nos desafiando, o tiro vai sair pela culatra¿

A oposição afirma que vai explorar as imagens de aliados e companheiros de Lula sendo investigados e se explicando nas CPIs dos Correios, do Mensalão e dos Bingos. O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC) disse que Lula havia dito que fazia bravata apenas quando era oposição, mas está fazendo também como presidente:

¿ Ele reconheceu essa fraqueza publicamente e agora é reincidente no governo. Tudo que é bravata passa da conta e ele, como presidente, precisa se dar ao respeito. Se ele está nos desafiando, o tiro vai sair pela culatra, estamos prontos para digladiar e mostrar os momentos terríveis de corrupção implantados pela incompetência e leniência do pior presidente que esse país conheceu.

O líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ) afirmou que tanto o presidente quanto o PT estão revelando nos últimos dias, depois das pesquisas de intenção de votos, uma enorme arrogância e desprezo pelo que os desmandos do governo podem influenciar a reeleição:

¿ Lula está dizendo: sou franco favorito, esse negócio de corrupção não vale nada, não me atinge nem vai mudar nada. No auge da arrogância zomba da sociedade brasileira, como se tudo que aconteceu não fosse o pior da política brasileira nos últimos tempos.

O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana(RS) defende Lula. Ele não considera que tenham sido declarações infelizes, pois considera certo que se faça uma discussão sobre ética, mas de alto nível, programática, comparando tudo que foi feito pelos governos petista e tucano.

¿ Salto alto quem estava há alguns meses era a oposição, que estava tão certa da vitória que brigava para ver quem era o candidato. Só que agora estão tendo que revisar seus planos. O que o presidente Lula quer é discutir a real dimensão da crise ética, não o tribunal de exceção criado pela oposição ¿ disse Fontana.

Heráclito faz discurso de protesto no Senado

Coordenador da campanha do vice José Jorge, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) foi ao plenário protestar contra as declarações de Lula. Disse que a oposição vai usar na campanha eleitoral as imagens da CPI para que a população brasileira possa refletir sobre o atual governo e tomar uma posição antes de votar em seu candidato a presidente da República.

¿ A população terá muito prazer em conhecer os descaminhos da corrupção que acontecem no governo do presidente Lula. Vamos exibir os piores desmandos. O direito de uso da TV será igual. Houve no atual governo um esquema de corrupção endêmica que pode ser demonstrado pelas CPIs, sem que o PT tenha apurado devidamente as responsabilidades legais por crimes cometidos ¿ disse.