Título: LEILÃO DA VARIG É ADIADO PARA QUINTA-FEIRA
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 03/06/2006, Economia, p. 39

Investidores alegam necessidade de mais tempo para estudar os dados da empresa antes de preparar propostas

RIO, PORTO ALEGRE e BRASÍLIA. O leilão da Varig, inicialmente marcado para segunda-feira, foi adiado para quinta-feira, a pedido dos investidores. Segundo Marcelo Gomes, diretor da consultoria Alvarez & Marsal (responsável pela reestruturação da Varig), os interessados no leilão alegaram a necessidade de mais tempo para avaliar os dados da companhia disponíveis no data-room.

¿ Outro motivo apresentado pelos investidores foi o fato de o sistema bancário estar fechado sábado e domingo, o que inviabiliza transações financeiras na véspera do leilão, necessárias para formatar as propostas ¿ acrescentou Gomes.

Segundo Gomes, seis empresas já entraram no data-room: TAM, Gol, AeroLB (formada pela TAP e por investidores brasileiros e de Macau), OceanAir, Amadeus (sistema de reservas) e o fundo americano de private equity Brooksfield (representado pelo escritório de advocacia Ulhôa Canto, Rezende e Guerra). O local do leilão continua sendo o hangar da Varig no aeroporto Santos Dumont.

Juiz acredita em preço de venda maior no dia 8

A diretoria da Varig enviou o pleito dos investidores à 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio ontem. O juiz Paulo Roberto Fragoso, que também acompanha o processo de recuperação judicial da Varig, aceitou o adiamento. Para ele, a alteração da data dará mais segurança aos investidores e tornará o leilão mais atrativo:

¿ Parece conveniente a alteração da data porque este é um negócio altamente complexo e o investidor precisa de mais tempo e mais segurança. A tendência é que, com o adiamento, o preço de venda da Varig seja maior no dia 8 do que se conseguiria no dia 5.

Quanto à situação de caixa da companhia, Fragoso acrescentou que se a Varig pediu o adiamento é porque tem condições para se manter até a nova data:

¿ Se a Varig fez esse pedido, é porque sabe até onde suas pernas alcançam.

A empresa tem um acordo com a BR Distribuidora até terça-feira para pagar o combustível em recebíveis (créditos pela venda de passagens) de cartões de crédito. Até o dia 13, a companhia também está protegida contra o arresto de aviões por empresas de leasing dos EUA, por causa de uma liminar da Justiça de Nova York.

Lula pede revolução na aviação regional

Antes da confirmação da transferência do leilão, o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação da Varig no Rio, disse em um evento em Porto Alegre que acredita no sucesso da venda:

¿ Trata-se de uma empresa atrativa, que desperta grande interesse. A empresa é estratégica para o Brasil, porque traz grandes divisas. Tem problemas de curtíssimo prazo, mas também é uma empresa credora.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem, na abertura do II Salão de Turismo, em São Paulo, uma ¿revolução no transporte regional na aviação brasileira¿:

¿ É preciso que a gente pegue a Infraero, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Ministério do Turismo, a Aeronáutica para apresentar para este país uma nova dinâmica na aviação brasileira, porque a que está aí é antiga, é velha. O turista mudou e vai mudar muito mais. Ninguém quer comprar um vôo direto daqui a Pequim, porque morre dentro do avião, precisa parar um pouquinho, pelo menos para esticar as pernas.

Segundo Lula, hoje os turistas são levados a sacrifícios:

¿ O cidadão que mora na Alemanha quer ir conhecer a Amazônia e vem num vôo de carreira normal, ele não tem que vir até São Paulo ou até o Rio de Janeiro, para depois voltar mais quatro horas para lá. Por Deus do céu, vamos tornar a vida das pessoas mais agradável ¿ afirmou o presidente. ¿ Da mesma forma que o cidadão que mora no Nordeste ou no Norte não tem que ir ao Rio de Janeiro ou a São Paulo para ir para a Europa, porque ele dobra o horário da viagem.

COLABORARAM Chico Oliveira e Ricardo Galhardo