Título: SEM JOBIM, LULA DEVE MANTER ALENCAR COMO VICE
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/06/2006, O País, p. 9

Petistas não querem Ciro, temendo que se candidate à Presidência em 2010; ex-ministro tem simpatia do presidente

BRASÍLIA. Sem o PMDB e a possibilidade de ter o vice de seus sonhos, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve confirmar nos próximos dias que José Alencar será novamente candidato a vice-presidente na sua chapa. A manutenção de Alencar, empresário e representante do segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais, tornou-se politicamente conveniente para o PT.

Petistas de todos os cantos do país passaram os últimos três meses bombardeando, nos bastidores, a eventual escolha do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes, do PPS, visto como risco para os projetos do partido em 2010. Candidato a presidente nas eleições de 1998 e 2002, e com força no Nordeste, Ciro Gomes tem a seu favor a simpatia do presidente Lula.

Os defensores de sua escolha argumentam que ele tem votos nacionais, consolidaria a vantagem de Lula no Nordeste e, pelo seu estilo agressivo, poderia ir para o embate direto com a oposição, enquanto Lula manteria o estilo ¿Lulinha paz e amor¿.

Mas os petistas não querem saber de nada disso. Não querem um candidato a vice-presidente que, uma vez no cargo, possa se transformar num candidato natural à sucessão de Lula em 2010, caso o petista seja reeleito em outubro. É neste quadro que o atual vice-presidente leva vantagem.

Resignado, e algumas vezes chateado, Alencar acompanhou pela imprensa as movimentações para substituí-lo. Ele fala pouco do assunto, mas não vê a hora de a indefinição acabar.

¿ Meu modo de proceder é compatível com o cargo. Não posso deixar de compreender que o presidente Lula precisa dizer que é candidato, para depois convidar o candidato a vice.

Ele não dá o braço a torcer sobre a eventual substituição por Ciro Gomes:

¿ Sou amigo do Ciro e tenho o maior respeito por todos.