Título: MORTAS PELAS MÃOS DO COMPANHEIRO
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 04/06/2006, O País, p. 14

Pesquisa mostra que 25% dos crimes acontecem no ambiente doméstico

RECIFE. A pesquisa ¿A criminalidade no Recife¿, divulgada esta semana pelo Gabinete de Apoio Jurídico às Organizações Populares (Gajope), mostra que 25% dos crimes contra mulheres foram cometidos por ex-companheiros, filhos, vizinhos e maridos. O motivo passional, o ciúme e a separação respondem por quase 18% dos crimes em ambiente doméstico.

Ketty Simone dos Santos, de 31 anos, técnica em enfermagem, foi morta em abril pelo ex-sogro Adalberto Pereira de Lima na frente do filho. Ex-policial, ele vivia ameaçando tomar-lhe o menino. Matou-a com dois tiros na cabeça e um no tórax.

¿ O assassino está preso aguardando julgamento. Mas sem nossa pressão nada teria acontecido ¿ diz Célia Cruz, tia de Ketty.

Economista e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Cláudia Conceição Martins, de 29 anos, namorava o soldado PM Ivan Antunes. Em 2004, ela terminou o namoro e, inconformado, ele a matou. Réu confesso, está trabalhando na PM e responde ao processo em liberdade.

A engenheira química Maria Carolina Diniz, de 31 anos, passou o réveillon de 2002 na casa de uma amiga, em Sirinhaém, sul de Pernambuco. No dia seguinte, o irmão da dona da casa, Marcelo Rodrigues Barreto, o caseiro José Genival dos Santos e um amigo da família da anfitriã, o bombeiro Alan de Holanda a estupraram e agrediram. A jovem morreu oito dias depois. Os três foram denunciados. O principal acusado, Marcelo, está foragido. Os outros foram presos e aguardam julgamento.