Título: CUMPLICIDADE DE NAMORO VIRA TROCA DE ACUSAÇÕES
Autor: Tatiana Farah e Fabiana Parajara
Fonte: O Globo, 06/06/2006, O País, p. 4

Na sessão de ontem, Suzane e Daniel quase não se olharam

SÃO PAULO. Sentados lado a lado diante do juiz, Suzane von Richthofen e Daniel Cravinhos mal se olharam ontem. Eles se conheceram em agosto de 1999, no Parque do Ibirapuera. O rapaz se destacava em competições de aeromodelismo e foi escolhido por Andreas, irmão de Suzane, para lhe dar aulas particulares. Daniel era de uma família de classe média, não tinha emprego fixo nem estudava.

Suzane, de família rica, falava três línguas e tinha boas notas. Vizinhos, colegas e amigos diziam que, aparentemente, a relação com os pais e o irmão era harmoniosa. A família de Suzane, a princípio, não se importou com o namoro, mas depois tentou proibi-la de ver o rapaz. Suzane escapava e passava a noite na casa do namorado. Em 2002, foi flagrada pela mãe numa mentira: disse que tinha dormido na casa de uma amiga, mas passara a noite na casa de Daniel.

Começava a ser desenhado o roteiro do crime. Eles planejaram o assassinato e chamaram o irmão de Daniel, Cristian, para cúmplice. Tudo foi estudado, como o uso de meias-calças para evitar que caíssem pêlos dos corpos dos rapazes na cena do crime. Até a ida a um motel, depois do crime, foi marcada para servir de álibi para Suzane e Daniel. Mas a fria reação da garota e a compra de uma moto, por parte de Cristian, com o dinheiro roubado dos Richthofen, ajudaram a desvendar o crime.

Presos, Daniel e Suzane se diziam apaixonados e tentaram defender um ao outro. Mas a cumplicidade se transformou em troca de acusações. Suzane tenta construir a imagem de uma moça rica, ingênua e boa, que teria participado do crime porque fora enfeitiçada por Daniel. O rapaz tem dito que Suzane planejou o assassinato por birra, contrariada com a proibição do namoro. Já Cristian disse que Suzane o convenceu a participar do crime afirmando sofrer agressões do pai, que teria tentado estuprá-la. Hoje, a relação entre Suzane e Daniel é de ódio.