Título: PT E PMDB PODEM SE COLIGAR EM 13 ESTADOS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 06/06/2006, O País, p. 5

Esforço conjunto para unir partidos foi tema do jantar de Lula com líderes peemedebistas

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, e os governistas do PMDB farão um esforço conjunto para unir os dois partidos na maioria dos estados. Este era um dos temas que seriam discutidos em jantar marcado para ontem à noite no Palácio do Planalto. A cúpula governista do PMDB fez um balanço das alianças nos estados entre os dois partidos. A avaliação foi considerada positiva: PT e PMDB já estão juntos em sete estados e podem se coligar em outros seis no primeiro turno e em mais dois no segundo.

Se todos os entendimentos regionais derem certo, Lula terá palanques para sua candidatura em 18 estados. Além disso, há casos como os do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que apoiará a candidatura do senador Teotônio Vilela (PSDB-AL) para o governo estadual e Lula para presidente. E o do Maranhão, onde o PMDB apoiará à senadora Roseana Sarney (PFL), mas pedirá votos para Lula.

Além do presidente do Senado e do senador José Sarney (PMDB-AP), participaram do jantar os líderes do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), na Câmara, Wilson Santiago (PB), e os deputados peemedebistas Jader Barbalho (PA) e Eunício Oliveira (CE).

Os petistas vão apoiar os peemedebistas Eduardo Braga, no Amazonas; Paulo Hartung, no Espírito Santo; Maguito Vilela, em Goiás; Romero Jucá, em Roraima; e Marcelo Miranda, em Tocantins. Os dois partidos poderão estar juntos também nas eleições para governador de José Maranhão (PMDB), na Paraíba; Wellington Dias (PT), no Piauí; Amir Lando (PMDB), em Rondônia; e Marcelo Déda (PT), em Sergipe.

Os entendimentos envolvem também o segundo turno: se os petistas ficarem de fora, apoiarão as candidaturas à reeleição dos governadores Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC). Mas há incompatibilidade considerada intransponível entre PT e PMDB em nove estados.

Alencar diz que apóia Lula sendo ou não o vice

O vice-presidente José Alencar disse ontem que apoiará a reeleição do presidente Lula independentemente de ser ou não o vice na chapa petista. Alencar ainda faz mistério, embora já esteja praticamente decidido que ele deverá fazer dobradinha com Lula novamente:

¿ Independentemente de o presidente me convidar ou de eu ser candidato, se ele precisar de mim estarei às ordens dele. Sou um brasileiro que apóia as boas causas e o presidente Lula é uma boa causa.