Título: JUIZ DE MATO GROSSO ACEITA DENÚNCIA CONTRA CINCO ENVOLVIDOS NO ESQUEMA
Autor: Jailton de Carvalho e Francisco Leali
Fonte: O Globo, 06/06/2006, O País, p. 9

Entre os acusados está um ex-assessor do senador Ney Suassuna

CUIABÁ. O juiz federal de Mato Grosso Jefferson Schneider aceitou ontem denúncia contra cinco dos 81 denunciados pelo Ministério Público Federal no escândalo das sanguessugas. Entre os que deverão responder a processo, estão um ex-assessor do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e outro do ex-deputado Ronivon Santiago (PP-AC).

Segundo a Justiça Federal, o juiz resolveu avaliar as denúncias separadamente. O primeiro grupo de acusados será ouvido amanhã pelo juiz. Schneider ainda vai avaliar as denúncias contra outros 76.

O MP Federal denunciara 81 pessoas acusadas de integrar o esquema, pelo qual emendas parlamentares eram fraudadas em troca do pagamento de propina a deputados federais.

Um dos que tiveram a denúncia aceita ontem é Marcelo Cardoso de Carvalho, grampeado pela Polícia Federal negociando pagamento de propina com o empresário Darci José Vedoin, dono da Planam e chefe do esquema. Carvalho trabalhava no gabinete de Suassuna até o início de maio. O outro é Ricardo Augusto França da Silva, que era lotado no gabinete do então deputado Ronivon.

O juiz ainda não analisou a denúncia contra o ex-presidente do INSS Carlos Bezerra, ex-senador por Mato Grosso. Ele é suspeito de corrupção passiva, formação de quadrilha, crime contra a ordem pública e contra a administração pública, além de lavagem de dinheiro.

O procurador da República Mário Lucio Avelar diz que o nome de Bezerra aparece na análise do livro-caixa da empresa Planam e das escutas telefônicas autorizadas pela Justiça Federal.