Título: MEIRELLES DIZ QUE BRASIL SOFRE MENOS COM CRISES
Autor: Martha Beck e Liane Thedin
Fonte: O Globo, 06/06/2006, Economia, p. 22

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem que o Brasil está mais imune às crises externas. Citando a melhora nos indicadores que medem o desempenho do Brasil no cenário externo, como dívida em queda, exportações em alta e saldo positivo nas transações correntes, Meirelles afirmou que o Brasil tem ¿condições de enfrentar mudanças de humor do mercado internacional, sem atrair crises¿.

¿ No passado, o mercado internacional pegava uma gripe e o Brasil pegava uma pneumonia. Agora, o Brasil pode pegar uma gripe, de preferência menos intensa ¿ disse Meirelles, no Rio, durante a Conferência Internacional da Associação das Câmaras Americanas da América Latina (AACCLA), que reuniu empresários latino-americanos.

Para Meirelles, a principal mensagem aos mais de 200 empresários que estavam no evento é que o Brasil ¿cresce de maneira sustentável e sustentada¿. O presidente do BC disse também que é preciso modernizar a legislação cambial, muito criticada principalmente pelos exportadores, que alegam estar perdendo competitividade em razão da queda do dólar:

¿ O Brasil cresceu com força no mercado internacional e é importante que a legislação cambial seja adequada a isso. Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido.