Título: PACOTE CAMBIAL DEVE SAIR EM 15 DIAS
Autor: Martha Beck e Liane Thedin
Fonte: O Globo, 06/06/2006, Economia, p. 22

Medidas beneficiam setores que perderam com a valorização do real

SÃO PAULO. O governo deve anunciar até o fim da próxima semana medidas para aliviar as perdas que a desvalorização cambial vem causando a setores exportadores. A informação foi dada ontem pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. O pacote deverá contemplar setores como o automotivo, o moveleiro e o calçadista, que empregam muita mão-de-obra e estão entre as mais afetados pela valorização do real.

De acordo com Furlan, algumas medidas vão tratar da modernização da legislação cambial, como a autorização para a compensação de importações e exportações feitas por grandes empresas. Outras serão voltadas à diminuição da cunha fiscal e haverá também oferta de novas linhas de financiamento pelo BNDES para pré-embarques, lastreadas em reais e corrigidas pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje em 8,5% ao ano.

Essa última medida, segundo o ministro, evitaria que o exportador fechasse o câmbio com antecedência de até seis meses, como acontece hoje, o que aumenta a oferta de dólares e faz cair as cotações.

¿ Estamos estudando várias iniciativas. Espero que haja consenso dentro do governo para poder anunciar até o dia 15 ¿ afirmou Furlan depois de participar de evento do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) e da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).

No Ministério da Fazenda, porém, não há consenso de que as medidas possam sair até o dia 15. Segundo fontes que acompanham os estudos na Fazenda, não haverá tempo hábil, já que o ministro Guido Mantega viaja hoje para a reunião do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), em São Petersburgo, na Rússia, e só volta dia 12, véspera da estréia do Brasil na Copa do Mundo. E 15 de junho é feriado (Corpus Christi).