Título: LULA PROMETE INVESTIR NA CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 06/06/2006, Economia, p. 24

Presidente esquece eleições e promete inaugurar 150 quilômetros da Norte-Sul em outubro

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no programa de rádio ¿Café com o Presidente¿, que dará atenção especial à construção de ferrovias no país. Depois de prometer retomar esse projeto em vários discursos, Lula lança hoje, oficialmente, o início das obras da ferrovia Transnordestina, em cerimônia em Missão Velha, no Ceará. Segundo o presidente, o governo quer dar uma nova dimensão ao transporte ferroviário no país.

A obra, segundo Lula, custará R$4,5 bilhões. A ferrovia terá um total de 1.800 quilômetros, sendo que 646 serão construídos e 1.150, recuperados ou reconstruídos totalmente.

Como um verdadeiro candidato, o presidente lembrou que o governo já retomou as obras da ferrovia Norte-Sul. Há duas semanas, em Aguiarnópolis (Tocantins), Lula, diante do ex-presidente José Sarney, afirmou ter errado na década de 80 ao não apoiar esse projeto.

¿ Queremos dar uma dimensão extraordinária ao transporte ferroviário, para que a gente possa fazer o Nordeste brasileiro se transformar em uma região altamente produtiva e desenvolvida. O que estamos fazendo é o começo de uma obra que vai mudar a cara do Nordeste ¿ disse Lula no rádio.

Ministro: investimentos atingiram R$3,3 bi em 2005

O presidente explicou que a ferrovia sairá de Eliseu Martins (Piauí), em direção a Salgueiro (Pernambuco), e depois irá até o Porto de Pecém (Ceará). A idéia é facilitar o escoamento da produção da região para os portos de Suape (Pernambuco) e Pecém.

¿ Vamos retomar as ferrovias e não vamos parar mais. Porque queremos interligar o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com ferrovias, para que possamos baratear o escoamento da nossa rica produção ¿ disse Lula.

Ao citar a Norte-Sul, Lula cometeu um ato falho: prometeu inaugurar 150 quilômetros da ferrovia em outubro. Mas, se for candidato, ele estará impedido pela legislação eleitoral de participar de inaugurações. O presidente lembrou que, de 1987 a 2003, foram construídos 215 quilômetros da Norte-Sul. Já no atual governo, foram 150 quilômetros.

Lula também criticou os governos anteriores em relação à infra-estrutura:

¿ Acho que foi insensatez, em algum momento da história, o Brasil parar de construir ferrovia.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, fez um balanço dos últimos anos sobre o setor ferroviário brasileiro, sobretudo após a privatização, ocorrida em meados da década de 1990. Ele ressaltou que os investimentos saltaram de R$625,7 milhões em 2002 para R$3,378 bilhões no ano passado.

COLABOROU Patrícia Duarte