Título: IBOPE: LULA SUPERA ALCKMIN TAMBÉM EM SP
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 07/06/2006, O País, p. 10
Serra mantém grande vantagem mas distância para Mercadante diminui
SÃO PAULO. Numa confirmação da trajetória de alta já registrada em outras pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou pela primeira vez seu principal adversário, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), nas intenções de voto no Estado de São Paulo. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Federação das Empresas de Transportes de São Paulo (Fetcesp), Lula aparece com 40% das intenções de voto contra 38% do ex-governador tucano no primeiro turno das eleições de outubro, somente no Estado de São Paulo.
Na disputa do segundo turno, Alckmin ainda leva vantagem de 46% a 43% sobre Lula em São Paulo. Mas o petista cresceu 12 pontos percentuais nas três últimas consultas, enquanto o tucano mostrou uma queda de nove pontos percentuais.
A pesquisa do Ibope em São Paulo mostrou também que o candidato do PSDB ao governo estadual, José Serra, continua favorito e ainda vencendo no primeiro turno, embora tenha havido um recuo. O tucano caiu de 50% para 48% das intenções de voto, enquanto o senador Aloizio Mercadante (PT) subiu de 8% para 14%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de junho e ouviu 1.204 eleitores paulistas em 62 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.