Título: Alckmin critica falta de autoridade do governo
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 07/06/2006, O País, p. 10

Para tucano, Lula perdeu o controle sobre os movimentos sociais; oposição condenou invasão ao Congresso

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin atribuiu ontem os atos de vandalismo protagonizados pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) à falta de autoridade e leniência do governo federal com manifestantes que agem à margem da lei. Alckmin considerar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajudou a estimular as ações desse tipo de movimento, recebendo seus líderes em audiência e agora teria perdido o controle da situação:

¿ É um fato extremamente grave com a destruição de patrimônio público. Isso é contra o Brasil e é resultado da falta de autoridade do governo, da leniência no cumprimento a lei. É resultado do estímulo do próprio governo federal a esses movimentos, inclusive do presidente da República recebendo líderes desse movimento.

Para Alckmin, o PT também contribuiu ao dar o mau exemplo. Ele cobrou a punição dos responsáveis pela invasão e depredação das dependências da Câmara dos Deputados:

¿ É lamentável que entre os líderes desse movimento de vandalismo esteja o secretário nacional da área do trabalho do PT (Bruno Maranhão, que foi identificado e preso). Não é possível tolerar movimentos que agem à margem da lei e que o próprio presidente ainda receba seus líderes. Pior, que pessoas ligadas ao partido do próprio presidente dêem esse exemplo.

O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque (DF), identificou na manifestação do MLST uma ¿conspiração contra a democracia no país¿:

¿ A responsabilidade pelo que assistimos deve ser dividida entre o presidente Lula, o PT, os líderes do MLST, mas também com o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara, Aldo Rebelo; pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim. O Poder Legislativo só conquistará o apoio da opinião pública se pautar sua conduta pela moral, credibilidade e liderança.

Para Heloisa Helena, ato ocorreu no endereço errado

Para a candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloisa Helena (AL), o ato do MLST aconteceu no endereço errado.

¿ Não estou entre os corporativistas desse Congresso desmoralizado, o Congresso do mensalão e dos ladrões de ambulância, nem entre os conservadores que criminalizam os movimentos sociais, mas considero inaceitável um ato de vandalismo desse, que teve o endereço errado. A base desses movimentos têm pressionado as cúpulas, que vivem na cozinha do Palácio do Planalto, pela incompetência do governo em fazer a reforma agrária ¿ disse a senadora.