Título: AÇÃO ANUNCIA FIM DO NATAL SEM FOME
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 07/06/2006, O País, p. 12

ONG vai fiscalizar programas de transferência de renda

Depois de 13 anos organizando em todo o Brasil a campanha do Natal sem Fome, criada por Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania anunciou ontem no Rio que a partir deste ano recolherá brinquedos para crianças e não mais alimentos para distribuição às famílias que se encontram abaixo da linha da miséria.

¿ A campanha começou para denunciar a falta de políticas públicas eficientes de combate à fome. Hoje, a situação mudou e temos vários programas de transferência de renda que garantem alimentos o ano inteiro. A questão agora é lutar para que esses benefícios cheguem às mãos de quem tem direito. Estamos iniciando um trabalho contra a corrupção ¿ disse o coordenador da Ação, Maurício Andrade.

Segundo ele, dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do IBGE mostram que o total de benefícios pagos, um total de 18 milhões, supera o número de famílias abaixo da linha de miséria, de 11,2 milhões, o que apontaria desvios de verbas dos programas públicos.

O MDS divulgou nota contestando os dados divulgados pela ONG. ¿O Bolsa Família atende 9,2 milhões de famílias. Ainda há cerca de três milhões de famílias que recebem os programas remanescentes (Bolsa-Escola, Auxílio Gás e Bolsa Alimentação). Todos eles estão sendo unificados no Bolsa Família. (...) A meta de atendimento do MDS, neste ano, é de 11,1 milhões de famílias com renda mensal per capita de até R$120, conforme levantamento da Pnad 2004, divulgada pelo IBGE¿, diz o texto, que também elogia o trabalho da ONG ¿para o aprimoramento do programa Bolsa Família¿.

Um projeto-piloto de fiscalização da distribuição de benefícios de programas públicos da Ação já funciona em Nova Iguaçu (RJ) e será estendido a todo o país.