Título: EM DEZEMBRO, RESGATE NA ILHA
Autor: Vera Araujo
Fonte: O Globo, 07/06/2006, Rio, p. 14
Dois policiais foram mortos em ataque a fórum
O Fórum da Ilha do Governador, próximo a favelas, é uma das unidades mais vulneráveis do Poder Judiciário. Bandidos armados de fuzis e pistolas executaram dois policiais civis e resgataram o então chefe do tráfico do Morro do Juramento, Marcélio de Souza Andrade, de 29 anos, na porta do fórum, na manhã de 27 de dezembro do ano passado. Usando um celular, o próprio Marcélio ordenou a morte dos policiais e coordenou o seu resgate. Na época, os policiais que estavam de plantão na carceragem da Polinter, onde o bandido estava preso, foram apontados como suspeitos de facilitar a entrada do celular na prisão.
Após o resgate, houve perseguição pela Estrada das Canárias e os criminosos, que usavam camisas e coletes da Polícia Civil, pularam um muro de três metros e com arame farpado, invadindo um terreno do Parque de Material Bélico da Aeronáutica. O criminoso resgatado e um cúmplice foram mortos.
Em 20 de maio de 2004, bandidos mais uma vez tentaram resgatar um bandido do Fórum da Ilha do Governador. Dessa vez, o traficante Paulo Cesar da Silva, que acabara de prestar depoimento ao juiz Flávio Marcelo Horta, da 1ª Vara Criminal da Ilha. O bandido estava sob escolta de policiais militares e agentes do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Desipe.
Graças ao latido de um vira-lata, que estava nos fundos do prédio, a polícia foi alertada e evitou o resgate, que seria feito por cinco bandidos armados com fuzis. Os criminosos estavam prestes a pular o muro que cerca o terreno do fórum. Os PMs e os agentes do Desipe reagiram e houve troca de tiros. Um dos bandidos teria sido ferido, mas ele e os cúmplices conseguiram escapar.