Título: POLÍCIA JÁ TEM 4 SUSPEITOS DA MORTE DE NETTINHO
Autor: Claudio Motta e Cristiane de Cássia
Fonte: O Globo, 07/06/2006, Rio, p. 15

Delegado determina operações em bairros com grande número de roubo de carros, como Méier e Bonsucesso

A polícia já identificou quatro suspeitos de terem participado da morte do guitarrista Rodrigo Netto, o Nettinho, do grupo Detonautas, no último domingo. O delegado titular da 25ª DP (Rocha), Ronald Hurst, informou que já tem os apelidos ou os prenomes deles. Um quinto bandido, um ladrão de carros que atua na região, já foi identificado. No entanto, as características físicas dele não combinam com a descrição que testemunhas fizeram dos bandidos que atacaram o músico, na Avenida Marechal Rondon, no Rocha. O delegado, porém, acredita que possa haver alguma relação entre os cinco suspeitos.

Thiago da Costa Garcia, baleado anteontem num confronto com policiais depois de roubar uma Pajero na Avenida Radial Oeste, no Maracanã, foi interrogado ontem. Ele estava com Diego Rodrigues Fernandes, de 23 anos, o Ratinho da Mangueira, morto no confronto. Segundo o delegado, os dois não foram identificados por testemunhas.

¿ Testemunhas não reconheceram Thiago e Diego como participantes do roubo do Astra usado pelos bandidos que abordaram o músico. Segundo testemunhas, os quatro bandidos são jovens, morenos ou negros ¿ disse Hurst.

Assaltos mais freqüentes à noite e nos fins de semana

Não foi possível, por enquanto, fazer retrato falado dos suspeitos. As armas apreendidas anteontem com criminosos que trocaram tiros com policiais não passaram por confronto balístico porque as cápsulas encontradas no local do crime eram de tipo diferente.

¿ Encontramos um projétil muito amassado e três cápsulas no local onde o guitarrista foi morto. As cápsulas eram de pistola 9mm e a pistola que estava com os bandidos era de calibre 380 ¿ explicou Hurst.

As investigações mostram que os suspeitos identificados assaltam com mais freqüência à noite e nos finais de semana. O delegado não quis dar detalhes dos identificados, mas adiantou que na região onde o músico foi morto agem bandidos dos morros da Mangueira, do Quieto e do Sampaio.

¿ Eventualmente os bandidos levam o carro, mas o interesse deles é roubar os pertences dos ocupantes, além do rádio do veículo ¿ disse o delegado.

Hurst aguarda a melhora do irmão da vítima, Rafael Neto, de 31 anos, para ouvi-lo. Ele e a avó estavam com o músico no carro quando os bandidos atacaram. Rafael foi baleado no ombro direito e permanece internado no Hospital São Lucas, em Copacabana. Ele recebeu alta ontem do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e está num quarto particular.

Rafael respira normalmente e seu estado de saúde é estável. Desde a noite de domingo, Maria da Silva Neto, avó de Rodrigo, de 86 anos, está à base de calmantes, passa os dias chorando e relembrando os momentos de desespero que viveu ao ver o neto ser baleado.

O músico estava num Astra quando foi abordado. O automóvel aparece na estatística da Federação Nacional de Empresas de Seguros (Fenaseg) como o mais visado por bandidos no primeiro semestre de 2005. Nesse período, foram roubados no Estado do Rio 2.156 veículos desse modelo.

PM procura na Mangueira assassinos de guitarrista

A doméstica Geralda Marli Vieira, de 55 anos, que estava num ponto de ônibus próximo e foi baleada de raspão na hora do ataque a Nettinho, esteve ontem na delegacia. Até a tarde, os policiais não encontraram, entre as imagens captadas pelas câmeras da PM e da CET-Rio na Avenida Marechal Rondon, nada que pudesse auxiliar nas investigações.

As buscas aos assassinos de Nettinho continuaram ontem e serão reforçadas hoje. Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) atuaram no Morro da Mangueira, mas até o início da noite ninguém tinha sido preso. Ontem, o chefe de Polícia Civil, delegado Ricardo Hallak, determinou que policiais façam operações especiais, a partir de hoje, em locais com maior incidência de roubos de veículos. Entre os bairros onde ocorrerão as blitzes estão Engenho Novo, Encantado, Bonsucesso, Méier e Todos os Santos.

Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) continuam investigando a quadrilha da Mangueira que rouba carros na região.

¿ Estamos apurando agora se essa quadrilha que atua na área roubando carros é a mesma que tentou assaltar o guitarrista ¿ disse o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Carlos Alberto Soares.

O Disque-Denúncia (2253-1177) recebeu até ontem à tarde 12 ligações apontando possíveis envolvidos no crime e seus esconderijos. Todas as informações estão sendo checadas pela polícia.

COLABOROU Marcos Nunes, do Extra