Título: ALCKMIN PODE PERDER APOIO FORMAL DO PFL E TER QUE BUSCAR NOVO VICE
Autor: Adriana Vasconcelos e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O País, p. 5

`Não se deve ter mudança à véspera do pleito. Gera insegurança¿, diz tucano

BRASÍLIA. Sob o risco de perder o apoio formal do PFL e, dessa forma, ser obrigado a buscar um novo vice para o lugar reservado até agora para o senador José Jorge (PFL-PE), o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, passou ontem a maior parte do dia reunido com aliados. Eles tentavam decifrar os efeitos da nova interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à lei que rege as coligações partidárias. Alckmin criticou a mudança das regras eleitorais às vésperas das convenções dos partidos e admitiu o estresse que sua campanha deverá enfrentar nos próximos dias.

¿ Não sou favorável a essa mudança, embora ela tenha a lógica da coerência de ter que reproduzir nos estados a coligação nacional. Mas não se deve ter mudança à véspera do pleito. Isso gera insegurança e instabilidade ¿ disse o tucano.

Pefelistas pressionam para adiar convenção

Num primeiro momento, Alckmin apostava que a decisão do TSE poderia favorecer a formalização da aliança do PPS, que já havia anunciado apoio a sua candidatura. O presidente do PPS, senador Roberto Freire (PE), chegou a confirmar isso ontem de manhã, mas voltou atrás. Freire anunciou o adiamento da convenção nacional do PPS, que estava marcada para o dia 16, argumentando que o partido teria de avaliar melhor o efeito da decisão da Justiça Eleitoral, e acusou o TSE de interferência nos partidos.

Não demorou muito também para Alckmin perceber a tensão gerada pela decisão do TSE entre os pefelistas, que diante do quadro de incerteza pressionavam o presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), a adiar a convenção de 14 para 21 deste mês. Decisão que deverá ser oficializada hoje pela executiva nacional do PFL.

¿ Não está muito clara a extensão da decisão do TSE. Vamos ter de aguardar a publicação do acórdão para sabermos as restrições às alianças estaduais. Mas não acredito que a aliança com o PFL corra risco. No máximo vamos ter um estresse nos próximos dias ¿ disse Alckmin.

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que a convenção nacional do partido continua marcada para domingo. Mas, por causa do clima de incerteza, a convenção tucana deverá delegar à executiva nacional a decisão final sobre a coligação nacional e a indicação do vice de sua chapa.