Título: CINEGRAFISTA VAI RESPONDER POR CRIMES
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. O militante-cinegrafista que filmou a reunião em que foi traçado o plano de invasão dos sem-terra à Câmara foi o mesmo que anteontem registrou cuidadosamente cada passo da ação. Seu trabalho foi flagrado pelo GLOBO, que o acompanhou por cerca de dez minutos. Com um boné do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), sem fazer questão de se disfarçar, ele registrou os estragos nas dependências da Casa. E deixou o Congresso eufórico:

¿ A gente não queria isso (o quebra-quebra), mas foi uma grande vitória ¿ disse ele.

Abordado pelo repórter dentro da Câmara, o cinegrafista se identificou como Paulo, se recusando a dizer o sobrenome. Segundo a Polícia Legislativa seu nome é Maurício Veronne e, à polícia, ele disse ter vindo de São Paulo exclusivamente para registrar a invasão.

Na fita apreendida pela polícia, Veronne filmou o nervosismo dos funcionários da Câmara minutos depois do quebra-quebra, os estragos e a ocupação do Salão Verde, assim como a saída do Congresso.

¿ O MLST é um movimento organizado. Isso (as imagens) vai para o nosso registro ¿ disse.

O cinegrafista responderá pelo crime de formação de quadrilha ou bando, assim como os demais militantes que não foram flagrados destruindo o patrimônio público ou agredindo funcionários.