Título: PT afasta da executiva comandante da invasão
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O País, p. 10

Comissão de ética do partido vai analisar caso e direção deve pedir expulsão; Lula cobrou ação enérgica de Berzoini

BRASÍLIA. O PT anunciou ontem o afastamento de Bruno Maranhão, coordenador do MLST e comandante da invasão ao Congresso, da executiva nacional do partido e da Secretaria Nacional de Movimentos Populares, por sua participação na invasão da Câmara.

Segundo a nota do PT, a comissão de ética do partido ouvirá Maranhão para propor um encaminhamento sobre o caso. Ele deverá ser ouvido assim que for solto para prestar esclarecimentos. Mas no PT, o sentimento ontem era de que Maranhão seria expulso.

O comando do partido deve pedir a expulsão do dirigente. O maior temor no comando petista e até mesmo no núcleo do Palácio do Planalto é de que o episódio atinja, de forma comprometedora, a imagem do presidente Lula. Os petistas tentam reduzir o impacto na campanha da reeleição.

Ainda na terça-feira à noite, Lula cobrou do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), reação enérgica sobre o episódio. Para o presidente, não poderia ficar nenhuma dúvida em relação a posição do PT sobre o que ele classificou como ¿ação de vândalos¿. A preocupação de Berzoini era tentar desvincular Lula da imagem do líder dos sem-terra.

¿ Acredito que a população brasileira vai saber desvincular o comportamento de Lula desse ato de vandalismo. Até porque Lula repudiou o que ocorreu. O que Maranhão fez foi uma insanidade completa. Não há razão para justificar a invasão violenta que ocorreu na Câmara. Consultamos toda a direção do partido e decidimos afastá-lo da legenda. O PT e o governo manifestaram de forma clara o inconformismo com a situação ¿ afirmou Berzoini.

¿É injusto fazer associação do episódio com Lula¿

O PT sabe que a oposição vai tentar associar a imagem da invasão ao presidente Lula para prejudicá-lo durante a disputa eleitoral. Mesmo assim, a análise preliminar do partido é que esse discurso não terá muito alcance.

¿ É injusto fazer qualquer tipo de associação do episódio com Lula. Até porque, o fato de você ter um amigo não significa que ele esteja autorizado a fazer qualquer ato ilegal. Não podemos aceitar que movimentos sociais tenham uma ação irresponsável ¿ acrescentou Berzoini.

Para o vice-líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), o ato de vandalismo comandado por Bruno Maranhão acabou prejudicando não só o PT, mas de uma forma geral os partidos de esquerda que mantêm relação com os movimentos sociais.

¿ Acho que essa ação irresponsável prejudica todos os partidos de esquerda. Esse é o risco que corre qualquer legenda que tem ligação com os movimentos sociais. Isso preocupa o PT, mas acho que as pessoas vão ter discernimento sobre o que aconteceu ¿ disse Rands.